PIX por aproximação já está disponível no Brasil em Março de 2025
O Banco Central lançou na última sexta-feira, dia 28 de fevereiro de 2025, o PIX por aproximação, solução que vincula a conta do usuário a carteiras digitais que oferecem o recurso de pagamento instantâneo.
O PIX por aproximação funciona por meio da tecnologia NFC. O usuário deve ter um telefone celular com esta tecnologia e o dispositivo deverá estar habilitado para aceitar esta modalidade de transação. É preciso que a conta esteja vinculada a uma carteira digital. Outra condição é que o handset deve estar conectado à internet para realizar a transação.
No entanto, a funcionalidade está disponível somente na Google Pay (Android) e para o seu sistema operacional. Apple Pay e Samsung Pay ainda não estão registradas no Banco Central.
No momento, oferecer a nova modalidade é facultativo para as instituições financeiras e de pagamento. A partir de 25 de junho, o PIX por aproximação deverá estar disponível a todos os clientes.
Os lojistas deverão habilitar suas máquinas POS para a nova funcionalidade. Portanto, aceitar o PIX por aproximação também é facultativo. Algumas marcas iniciaram a adaptação de suas maquininhas.
Carteira Google
No momento, na carteira Google, os bancos habilitados para o PIX por aproximação são: Banco Digio, BTG, C6 Bank, Itaú, Nubank, PagBank e PicPay. Mas a opção também está disponível para Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Inter, Mercado Pago, Original, Pagseguro, Santander e Sicredi.
Entre as máquinas de POS, o Google Pay possui parceria com as seguintes para aceitar pagamentos com PIX por aproximação no varejo físico: Azulzinha, Bemobi, Bin, C6, Cielo, Mercado Pago, Rede, Fiserv, Getnet, Pagbank, Safra Pay, Sicredi, Stone, Sumup e PicPay.
O fluxo de informações entre carteira digital e instituição onde está a conta do pagador é feita por meio de APIs do open finance.
Segurança
Para realizar uma compra com o PIX com NFC, o cliente deverá realizar um cadastro de biometria ou senha de desbloqueio do celular. Desta forma, somente um dispositivo móvel será cadastrado para tal. E, em todas as transações haverá verificação de segurança. Vale dizer que o limite para uma transação via PIX por aproximação está em R$ 500 por operação.
Fonte: Mobiletime – https://www.mobiletime.com.br/noticias/28/02/2025/pix-por-aproximacao-bc/