Economia

Mais de 34 milhões de contribuintes declararam Imposto de Renda no Brasil em 2021

O número de contribuintes que declararam Imposto de Renda em 2021 superou a expectativa da Receita Federal. Segundo o órgão, o total de declarações recebidas somou 34.168.166. Foi um crescimento de 6,8% em relação ao ano passado. Em 2020, foram 31.980.146 declarações enviadas dentro do prazo.

De acordo com a Receita Federal, a causa provável para o aumento é que mais contribuintes resolveram entregar a declaração retificadora.

O prazo para enviar a declaração começou em 1º de março e acabou às 23h59min59s de ontem (31). Por causa da segunda onda da pandemia de covid-19, a data limite foi adiada em um mês, passando de 30 de abril para 31 de maio.

Perdeu o prazo?
Quem perdeu a data limite só poderá enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física a partir das 8h de 1/6/2021. O contribuinte será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. Não será preciso baixar um novo programa. O próprio sistema fará a atualização dos valores na hora de imprimir a guia.

Restituições do Imposto de Renda em 2021
O pagamento das restituições começou ontem e vai até 30 de setembro, em cinco lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

Extrato
De acordo com o Fisco, o contribuinte pode acompanhar o processamento da declaração no serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita. Por meio do extrato, é possível verificar pendências e fazer uma declaração retificadora para evitar cair na malha fina.

Edição: Graça Adjuto
Fonte: AgenciaBrasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-06/receita-recebeu-341-milhoes-de-declaracoes-em-2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *