Ecommerce B2B possui grande espaço para crescimento no Brasil
O e-commerce B2B no Brasil ainda tem muito o que crescer, comparado, por exemplo, com os Estados Unidos, que possui um dos mercados mais maduros do mundo e projeta chegar a 2021 com um faturamento de US$ 1.2 tri.
No Brasil, o entrave do desenvolvimento do setor ainda é a questão cultural, principalmente do representante comercial, que muitas vezes não compreende que o comércio B2B é um aliado às suas vendas, uma ferramenta que complementa seu trabalho e abre caminho para reter e conquistar novos clientes, além de contribuir para superar barreiras geográficas e ultrapassar fronteiras.
Os ganhos com o e-commerce B2B de acordo com Fernando Barros, CEO da Atma, vão desde a redução de custos, com a impressão de catálogos e materiais promocionais, até a eficiência operacional, com a padronização de processos, informações em tempo real, tempo de processamento de captação de pedidos, integração com ERP e sistema de gestão, além de outros benefícios.
Barros ainda afirma: “Se existe uma previsão unânime a respeito do mercado B2B em 2018 é de que a tecnologia estará mais presente do que nunca. O uso das chamadas tecnologias emergentes poderá ser a chave para se destacar entre os concorrentes e aproveitar a curva de crescimento do setor.”