EmpreendedorismoGestãoInsights

O pulso empresarial ainda pulsa!

A enxurrada de informações a que somos submetidos todos os dias é, literalmente, avassaladora. Nos questionamos se vale a pena absorver toda esta gama de sons, imagens e textos. Muitas vezes, nos perdemos em meio ao exercício diário de tentar reunir algumas peças que façam este quebra-cabeça fazer sentido.

O que vem por aí? Qual o “novo normal”? Quem poderá responder? Com certeza, ninguém… Mas sabemos que vários segmentos do mercado foram altamente impactados com esta crise e outros serão varridos do mapa.
Vamos nos colocar, por exemplo, no lugar dos milhares de empresários que atuam no ramo hoteleiro, turismo, eventos e entretenimento em geral. O que dizer a eles?

Sugerir que pensem fora da caixinha é, no mínimo, óbvio. Mas já estamos vendo, aqui e ali, movimentos interessantes destes setores. O pulso empresarial ainda pulsa! Prá citar um exemplo apenas, estamos vendo as lives se transformando em um grande negócio e apontando um caminho para a indústria dos grandes eventos. Com um arranjo infinitamente mais simples e mais barato artistas estão levando seu talento e estabelecendo uma comunicação intensa com milhões de fãs: Gustavo Lima (2,76 milhões), Marilia Mendonça (3,3 milhões) e Jorge e
Mateus (3,16 milhões) só para citar alguns números. Quando veremos, de novo, centros de eventos lotados com 5 ou 10 mil pessoas? Talvez nunca mais…

Isso mostra, sem sobra de dúvida, que a criatividade aliada a tecnologia vai mudar a cara do mercado. Segmentos como o ensino à distância, comércio eletrônico e o entretenimento online podem ser as locomotivas desta mudança. E não podemos deixar de citar o ícone desta pandemia: o home officce! Este então, vai revolucionar a forma como trabalhamos tornando “normal” o que antes era “moderno”!

Mas como entrar nesta onda? Como reformular meu negócio? Como criar um novo negócio? A palavra de ordem é EMPATIA. É preciso, mais do que nunca, se colocar no lugar dos outros e olhar para o problema das pessoas com intenção sincera de ajudar. Você poderá trazer soluções que minimizem deslocamentos, gerem comodidade e economia, e, principalmente, valorizem as conexões entre as pessoas.

Este é o momento de investir em novas ideias. Os empreendedores que forem arrojados o suficiente para apostar em novos projetos vão sair na frente. A tecnologia dará o tom deste novo cenário. Um portal de serviços ou educação,
aplicativos de saúde ou delivery ou ainda plataformas que estimulem e organizem ações solidárias e sustentáveis são apenas algumas opções a serem exploradas pela criatividade do empreendedor brasileiro.

Na verdade, a essência do seu projeto e o cerne deste novo negócio cabe a você definir. Mas garanto que não é a hora de ficar apenas assistindo, pelo celular, o sobe e desce das ações. Não adianta ficar indignado com decisões de governantes ou desanimado com o grande número de empresas que estão fechando. Tire a sua ideia do papel. Transforme-a em um novo negócio. A hora de começar novos projetos é agora. Em 2021, quando a economia estiver de novo girando, seu negócio já tem que estar no mercado captando clientes e pronto para lucrar!

Artigo elaborado por Yonei Scotelari
FONTE: OCTO TECNOLOGIA E CONSULTORIA DE SOFTWARE LTDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *