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Tráfego Pago no Google e SEO são estratégias com resultados em 2025, mesmo com avanço de IA segundo pesquisa

Toda nova tecnologia que aparece, surge teorias de que algo irá morrer. Assim foi no passado com o e-mail, e agora tem sido com a morte do Google e do SEO. É grande a quantidade de “especialistas”, “gurus” ou manchetes alegando que as buscas no Google foram substituídas pelo ChatGPT, ou que o SEO não funciona mais.

Todavia de acordo com recente pesquisa NP Digital 2025, mostrou que o Google ainda possuí uma grande predominância no volume das buscas, e que o ChatGPT aparece entre 3% a 6%.

O Google continua dominando, com mais de 13 bilhões de buscas por dia. E mesmo entre quem já utiliza o ChatGPT (gratuito, Plus ou Pro), mais de 85% ainda preferem pesquisar no Google.

Só entre 3% a 6% escolhem o ChatGPT como primeira opção.

 

Conversões em 2025

Sobre as conversões, temos que o Tráfego Pago possui conversão de 2,06%, seguido de SEO com 0,95% em terceiro lugar.

“Vale atentar que esses dados são de 2025, e que o Google já tem implementado nas buscas a IA com resultados, melhorando assim aos usuários do maior buscador do mundo.” explica César Marcondes, especialista em marketing digital na Agência Otimize e Distrito Digital.

 

Diferença do Google para o ChatGPT

Isso mostra que, mesmo com o avanço da IA, muita gente ainda confia no Google para resolver dúvidas rápidas do dia a dia. O ChatGPT tem ganhado bastante espaço, mas mais para aprofundar, analisar ou criar algo mais elaborado.

A IA não está substituindo a busca tradicional, mas complementando. Enquanto o Google entrega agilidade em encontrar fontes, o ChatGPT ajuda a interpretar, resumir ou expandir informações. São usos diferentes, que coexistem.

 

Nova abordagem para IA: GEO

Generative Engine Optimization (GEO) é uma abordagem inovadora de otimização de motores de busca que se adapta à era dos motores de busca baseados em inteligência artificial, também conhecidos como generative engines (GEs, ou motores geradores).

 

Impacto de GEO no SEO

A perspectiva é que essa mudança traga um alto impacto para negócios e pessoas, sobretudo pensando em tráfego e otimização para mecanismo de busca (Search Engine Optimization, ou SEO).

Giuseppe Caltabiano, VP de Marketing da Rock Content, fez a seguinte observação:

“Generative Engines representam uma mudança transformadora no paradigma dos motores de busca, oferecendo respostas diretas e abrangentes às consultas dos usuários e, assim, potencialmente reduzindo a necessidade de visitar sites de forma direta. Isso pode levar a uma queda no tráfego orgânico para os sites e impactar severamente sua visibilidade”.

 

Diminuição do tráfego já vem ocorrendo

A diminuição de tráfego não é novidade no mundo do marketing digital. De acordo com a pesquisa “2024 Digital Experience Benchmark Explorer” da Contentsquare, em diversas indústrias, 55% dos sites registraram menos tráfego em 2023 que no ano anterior.

 

Resumo da geração de leads em 2025

Para a geração de leads em 2025 a força está em usar cada canal no momento certo, SEO e Ads (Anúncios / Tráfego Pago) atraem, social engaja e o e-mail converte, essa combinação faz a diferença.

 

 

Sobre César Marcondes

Especialista em Marketing Digital, Tecnologia e Vendas desde 2012, é proprietário da Agência Otimize e da rede de franquia Distrito Digital. Já gerenciou mais de 800 projetos e acima de R$ 4,9 milhões em mídia para micro e pequenas empresas em todo Brasil.

Com sede própria em São José do Rio Preto, atende pessoalmente no escritório ou online. Para orçamento ou dúvida sobre geração de leads, converse diretamente com o profissional através do WhatsApp (17) 99238-1926.

FALAR COM O PROFISSIONAL

 

Para saber mais da franquia Distrito Digital, visite o site seja um franqueado Distrito Digital.

 

Fontes: Linkedin do Rafael Kiso –  https://www.linkedin.com/pulse/canais-de-aquisi%25C3%25A7%25C3%25A3o-quantidade-x-qualidade-do-lead-rafael-kiso-pk6kf/

Rock Content –  https://rockcontent.com/br/blog/generative-engine-optimization-geo/

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