Publicidade no Brasil tem alta de 7,2% em 2022 e movimentou R$ 74 bilhões
O mercado publicitário brasileiro apresentou um crescimento expressivo em 2022 em relação á 2021. Segundo os dados divulgados pelo Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário teve um crescimento de 7,7% em relação a 2021.
Os investimentos em mídia chegaram a R$21,2 bilhões, contra R$19,7 bilhões de 2021, com destaque para a Internet.
Publicidade na Internet em 2022
A internet teve uma movimentação de compra de mídia 15% maior do que em 2021, chegando a R$7,591 bilhões. A internet também aumentou o share no mercado, conquistando a fatia de 35,7%.
Por outro lado, a TV aberta apresentou desempenho inferior, com share de 41,7% em 2022, enquanto em 2021 chegou a 45,4%. Os investimentos em mídia chegaram a R$8,863 bilhões em 2022, um pouco abaixo do valor de R$8,961 bilhões em 2021.
“Eu acredito que o mercado publicitário do Brasil tem tudo para crescer ainda mais em 2023, mas precisa rever estratégias para a TV aberta.” segundo Joao Citounadin, Media Director Latam na Wordpanel by Kantar.
Internet é destaque em investimentos na mídia
“Com a democratização do acesso à internet, que permitiu o surgimento dos ‘influencers’, dos streamings e viabilizou a mídia programática, a internet vem roubando o protagonismo da TV aberta na escolha do anunciante: a TV aberta perdeu mais de 23% do share de investimentos em mídia nos últimos 10 anos enquanto os meios digitais saíram de 5% para mais de 35%.
Apenas 6% hoje separam os investimentos em mídia na TV aberta e seus 70 anos de história para a internet, que engatinhava até 10 anos atrás.
O mercado publicitário vai para onde o cliente está, para onde as métricas possuem maior acuracidade e para onde o investimento possa ser otimizado.
A liderança do meio digital na escolha do anunciante para alocação de verbas não é mais uma questão de “se”, mas sim de “quando”. E a melhora da economia será essencial para catalisar ainda mais esse crescimento nos próximos anos.” diz João Gabriel Gomes Batista, Consultor de Marketing na Vivo.
Para o especialista em marketing digital, César Marcondes, os investimentos em mídia digital crescerão nos próximos anos, visto o crescente uso das redes sociais, o uso de smarpthones, streamings e o 5G/6G com velocidades ainda maiores.
“A mídia digital está em pleno crescimento, visto que já ultrapassou 1/3 dos investimentos em mídia no Brasil em 2022. Assim a competividade, exigirá que as empresas saibam adotar melhores estratégias e criativade para terem resultados” diz César Marcondes, diretor executivo da Distrito Digital.
O especialista em marketing digital César Marcondes oferece treinamentos, consultorias e palestras para empresas e entidades, além de cursos presenciais. O próximo curso presencial oferecido por César Marcondes será o Workshop Marketing Digital – 5° edição em São José do Rio Preto, SP no sábado 15 de abril de 2023.
WhatsApp (17) 99238-1926 – link: http://bit.ly/whatsMarcondes
Fonte: Linkedin
https://www.linkedin.com/news/story/mercado-publicit%C3%A1rio-tem-crescimento-t%C3%ADmido-5596908/