EconomiaNegócios

PIB cresce 1,2% no Brasil, acima das expectativas

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,2% no segundo trimestre na comparação com os três meses imediatamente anteriores, informou nesta quinta-feira (1º) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É o quarto trimestre positivo seguido, após o recuo de 0,3% de abril a junho de 2021. No ano de 2022, de janeiro a junho, a economia brasileira acumula agora avanço de 2,5%.

Entre os setores da economia, a indústria cresceu 2,2% no segundo trimestre, o setor de serviços, que representa cerca de 70% do PIB, teve variação positiva de 1,3%. Já o consumo das famílias teve aumento de 2,6% na comparação com o primeiro trimestre do ano.

Visão dos Especialistas

“Os dados do PIB que acabaram de ser divulgados pelo IBGE mostram uma melhora inequívoca da atividade. Não só porque o 1,2% veio acima das previsões de 0,9% do mercado. Mas por elementos qualitativos que devem ser observados:

Primeiramente, pelo lado da oferta, embora este crescimento esteja sendo conduzido pelo setor de serviços, há uma melhora significativa na indústria. Este é um setor com retornos crescentes de escala, que quando cresce, impulsiona a economia como um todo.

Pelo lado da demanda, embora o consumo das famílias tenha se comportado bem, a Formação de Capital Fixo cresceu bastante e o investimento chegou a 20% do PIB. Isso não acontecia no Brasil há muito tempo e indica confiança na economia.” explica Benito Salomão, economista chefe Gladius Research.

“E o melhor é que, além do resultado medido já trazer boas perspectivas para a economia, a expectativa de crescimento para o ano começa a ser revista pelo mercado internacional, como fez o Bank of America que aumentou a projeção de crescimento anual do PIB Brasileiro de 2,5% para 3,25%.

Com a queda da inflação e a normalização da cadeia produtiva pós pandemia a tendência é que a economia fique mais aquecida até o fim do ano.” explica Cezar Souza, Diretor de Projetos de Consultoria na Austria Negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *