Pesquisa TIC Domicílios 2017 aponta 120 milhões de usuários com acesso a Internet no Brasil, principalmente no celular
A pesquisa TIC Domicílios tem por objetivo geral medir o acesso e os usos da população em relação às tecnologias de informação e comunicação no Brasil. A pesquisa é realizada entre a população residente no Brasil com idade de 10 anos ou mais.
Confira abaixo os principais indicadores listados:
Sobre o acesso à Internet no Brasil
– 120,7 milhões de usuários de Internet (utilizaram a Internet há menos de 3 meses);
– 42,1 milhões de domicílios com acesso à Internet;
– Crescimento de 7% nas classes D/E relação a 2016 alcançando 30%;
– Crescimento de 9% na classe C em relação a 2016 alcançando 69%;
– Classes A/B mantiveram com 99% e 93%;
Proporção de usuários de Internet por dispositivo
– O acesso por apenas telefone celular duplicou em menos de 4 anos, saltou de 20% em 2014 para 47% em 2017;
– O acesso por apenas computador caiu de 24% em 2014 para 4% em 2017;
Proporção de usuários de Internet por dispositivo – acesso individual
– O acesso por telefone celular cresceu 20% em relação a 2014, de 76% para 96%;
– O acesso por computador caiu de 80% para 51% em relação a 2014;
– O acesso por televisão cresceu de 7% para 22% em relação a 2014;
Proporção de usuários de Internet por atividades
– 90% dos usuários mandou mensagens por Whatsapp, Skype ou chat do Facebook;
– 77% dos usuários usou redes sociais, como Facebook, Instagram ou Snapchat;
– 71% dos usuários ssistiu vídeos, programas, filmes ou séries on-line como no Youtube ou no Netflix
– 71% dos usuários ouviu música on-line como por Spotify, por Deezer ou por Youtube.
Destaque para ouvir música que teve um bom crescimento, em 2014 era 57%.
Internet para Negócios
Com base na pesquisa TIC Domícilios 2017, o estrategista em marketing digital César Marcondes orienta as empresas em 3 pontos para aproveitar o uso da Internet para negócios:
1. Site responsivo (acessado por celular) é obrigatório em 2018, visto que o acesso por celular já alcançou 47% em 2017;
2. Oferecer chat online ou meios de mensagem como Whatsapp, Skype ou chat do Facebook no seu site para não perder visitas, principalmente em ecommerce;
3. O acesso à Internet vem crescendo nas camadas mais populares, com isso serviços online ou campanhas de captação de leads para classes C, D e E trarão excelentes resultados;
Fonte: CETIC.br – https://cetic.br/pesquisa/domicilios/analises