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Mercado Livre é líder de visitas em marketplace no Brasil, seguido de Amazon e Shopee

O Mercado Livre, Amazon e Shopee dominam as três primeiras posições no ranking de tráfego de marketplaces, sites que reúnem venda e serviços de lojas virtuais, no Brasil, segundo dados da empresa Similarweb.

Em abril de 2024, o Mercado Livre ficou em primeiro lugar com 29,59% do total de visitas mensais, o que corresponde a 247,9 milhões de acessos.

A Amazon, em segundo lugar, ficou com 20,54% dos acessos e a Shoppe, com 11,19%. Na sequência, aparecem Magazine Luiza, AliExpress e Casas Bahia.

 

Outros dados interessantes sobre o Consumo Digital no Brasil

De acordo com um estudo do Instituto Locomotiva e PwC revelou que 88% dos consumidores brasileiros estão imersos na tecnologia e tendências do varejo, sendo que os marketplaces atraem 66% dos usuários para compras online.

 

Principais Insights:
– E-commerce + Retirada na loja: Preferido por 58% dos consumidores.
– Atendimento automatizado: Usado por 46%, mas com baixa satisfação.
– Valorização de marcas: 9 em 10 priorizam uma experiência de compra agradável, praticidade na entrega e ações sustentáveis.

Embora a compra de eletrônicos (33%) e cursos (10%) seja mais comum pela internet, a maioria dos consumidores ainda prefere fazer compras físicas para itens do dia a dia.

Compras em Supermercados (44%), Materiais de Construção (44%), e Produtos de Higiene e Beleza (30%) são os campeões das compras presenciais, com apenas 10%, 9%, e 23% respectivamente, sendo realizadas online.

O público Jovem procura por inovação, tecnologia, música ambiente e atendentes que refletem seu perfil.

 

Análise do Especialista

“A questão do valor de frete ser alto, com a disponibilidade do item adquirido rápido, é algo que tem grande peso na consideração de compra no varejo ser online ou físico no Brasil. Por isso compras de materiais de construção, supermercados e itens de higiene e beleza ainda possuem um alto percentual de aquisição no presencial. Todavia, já há empresas e redes investindo na aquisição online, com retirada física, podendo assim aumentar as vendas e facilitar ao cliente” explica César Marcondes, Especialista em Marketing Digital na Agência Otimize há 12 anos.

 

Sobre o Varejo Brasileiro
O varejo brasileiro está se adaptando para atender às novas demandas dos consumidores. As empresas precisam equilibrar a experiência física e digital, focando em praticidade, sustentabilidade e uma jornada de compra agradável.

Fontes:
https://www.linkedin.com/news/story/mercado-livre-amazon-e-shopee-dominam-tr%C3%A1fego-de-marketplaces-6075324/
https://www.linkedin.com/posts/katia-oliveira-caliari-digital_consumodigital-ecommerce-varejo-activity-7208807177115885568-sCaE

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