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Instagram está testando função para você comprar dentro do aplicativo já em 2019

O Instagram anunciou seu plano para se tornar um marketplace. A empresa começou a testar uma funcionalidade que permite que os clientes comprem direto na plataforma. O recurso foi batizado de Checkout. Alguns varejistas, como MAC, Zara, Nike, Adidas e Dior foram selecionadas para testar a ferramenta.

Como funciona
Uma marca posta uma imagem e insere etiquetas em seus produtos. Quando o usuário recebe o post em seu feed, vê o botão “Chekcout no Instagram”; a partir daí, ele decide pelo tamanho e cor do produto e é levado para a etapa do pagamento, sem sair do aplicativo.

Para finalizar a compra, é necessário fornecer nome, e-mail, dados de pagamento e endereço para entrega. Na segunda compra deste consumidor, seus dados estarão gravados na plataforma para agilizar o checkout. O próprio Instagram notifica os clientes sobre confirmação de pagamento e envio do produto.

Os usuários poderão vincular suas contas no Instagram com a do Paypal para tornar o processo ainda mais rápido. Segundo Vishal Shah, chefe de produto do Instagram, “as pessoas já estavam comprando pelo Instagram, só estavam gastando mais tempo”. Por enquanto, a função está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos.

Contrapartida
O Instagram deve usar os dados das compras para aprimorar seus algoritmos e exibir anúncios personalizados. As marcas que quiserem usar a nova função do app precisarão pagar uma taxa para cobrir despesas do processo de pagamento por cartão de crédito.

Passo a passo
A novidade anunciada pelo Instagram faz parte de uma estratégia antiga para atrair os varejistas e criar outra fonte de receita. A plataforma é conhecida por reverberar o que é aspiracional: é comum que seus usuários publiquem fotos de viagens, refeições e looks, tanto no feed como em posts temporários, nos Stories.

O Checkout vem depois do “Shopping Instagram“, que permitiu aos varejistas a marcação de produtos para vendas em postagens. A diferença está no ambiente de finalização da compra. Na funcionalidade mais antiga, lançada em 2017, o usuário é redirecionado para o e-commerce da marca anunciante.

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