InsightsSeminárioVarejo

Insights do Seminário Tecnovarejo – Parte 1 Métricas

O Seminário Tecnovarejo realizado em 15 de setembro de 2017 em São José do Rio Preto, SP mostrou para a classe empresarial as principais tendências e tecnologias aplicadas no pequeno e médio varejo. Neste artigo vamos listar as principais dicas que anotamos baseado nas apresentações das empresas parceiras.

O objetivo do Seminário foi apresentar aos empresários a evolução e as tecnologias que já estão sendo aplicadas.

Palestra 1:  Métricas: elas ajudam a melhorar a performance de sua loja

Palestrante: Sidnei Raulino

Empresa: SEED Digital

A primeira palestra foi bem explicativa e com exemplos práticos sobre tecnologias que já estão ao alcance de todos no varejo, independente se possui uma loja ou uma rede de lojas. Em resumo, a apresentação mostra que o importante é coletar dados, analisar e implantar melhorias com base nas oportunidades. As principais dicas dessa palestra são:

– Ominichanel já e realidade, ou seja, o cliente escolhe onde quer comprar (loja virtual ou loja física);
– Grande importância do uso de dados para fazer ofertas personalizadas (exemplo Netflix);
– Como fazer isso? Através do ciclo captação, análise, ação e resultados;
– Analisar os dados capturados e ver oportunidades (exemplo: pico de movimento colocar mais funcionários ajudando, mudar disposição dos produtos, mudar comunicação visual e outras mudanças);
– Ferramentas básicas para um varejo adotar: contagem de pessoas, reconhecimento facial, fluxo corredor e hot zones. As tecnologias hoje estão mais acessíveis;
– O objetivo das métricas é sempre aumentar as vendas olhando as oportunidades, por exemplo, alterando a comunicação visual da loja (citou o exemplo de uma farmácia que teve resultados na área baby – fraldas);
– Sempre fazer testes A/B, ou seja, mudar algo na loja e medir por uma semana;
– Conheça bem seus consumidores;
– Meça os resultados de ações de marketing;
– A culpa não é do marketing, o que posso fazer? Analisar preço, comunicação e layout;
– Melhorar a taxa de conversão é simples, basta analisar e mudar.

Folder do Seminário Tecnovarejo

Palestra Métricas no Varejo - Seminário Tecnovarejo
Palestra Métricas no Varejo – Seminário Tecnovarejo

Sobre o Seminário Tecnovarejo

Evento realizado pela ACIRP (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto) em 15/09/2017 no Riopreto Shopping Center – Cine Multiplex – Sala 1 com objetivo de apresentar aos empresários a evolução e as tecnologias que estão sendo aplicadas ao pequeno e médio varejo.
Parceiros: Sebrae, CEPEV – USP, IBM Brasil, SEED Digital, Visual Systems.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *