hubpme insights – Oportunidades e Negócios para 2025
Com o tema “Oportunidades e Negócios para 2025”, mais de 20 empresários e convidados da rede de negócios hubpme se reuniram para debater e compartilhar experiências, na sexta-feira, 04 de outubro de 2024, na NutrirMais.
O hubpme é uma rede de negócios atuante desde 2019 em São José do Rio Preto, SP, onde as reuniões são presenciais a cada 15 dias, no Dácia Select e na NutrirMais.
Além das reuniões presenciais, na rede de negócios hubpme, o associado participa de um grupo fechado no Whatsapp com mais de 25 empresas, além do site com notícias e artigos, e do uso das redes sociais para divulgar os encontros e os associados.
Com o objetivo de compartilhar o aprendizado com que não participou da reunião de negócios presencial, foi criado o hubpme insights, onde é listado os principais aprendizados da reunião debate.
Insights da reunião sobre Oportunidades e Negócios para 2025
– Parcerias é uma estratégia que vale a pena investir. Exemplos citados: caso da Yampi, já gerou clientes com a aliança firmada. Caso Distrito Digital, programa de parcerias B2B e a plataforma RD Station, etc.
– Focar em serviços que possuem domínio, sendo especialistas, uma decisão que ajudou a expandir o negócio via franchising / franquias. Caso Distrito Digital.
– Investir mais em vendas online, como o uso de e-commerce, marketing digital, marketplace e chatbot. Aplicado na Gostí e no Empório Casa Affumicata.
– Analisar o mercado, como o uso do frete via Mercado Livre, onde estão investindo muito na expansão por todo o Brasil, inclusive em reunião com o governo – aprovação.
“Se eles estão investindo nessa área, então vamos seguir eles” explicou Rafael, Empório Casa Affumicata.
– Ser mais colaborativo, como é caso de um indústria de tecidos, citado por Ludmila da Reyouse. Squads de tecnologia e criativos, com uso de tecnologia, marketing.
Em resumo, tem um custo menor para a empresa, o tempo é otimizado e mão de obra especializada, explicado por César Marcondes da Distrito Digital.
– Reaproveitamento de espaços e de estrutura, do online para o físico, como foi citado o caso do stand pequeno do Sebrae e feiras de negócios no ano de 2024. Exemplo do stand local na Rio Preto Tech Summit, Feira do Empreendedor. Outro exemplo citado foi da loja Pink em modelo quiosque no shopping em Recife, PE.
– Ficar atento com a Legislação vigente, pois as regras mudam muito ( exemplo: lei da casa de aposta).
– Investir em Processos e na Digitalização. Compartilhado o caso da empresa Os Contadores, onde atuam com Contabilidade Digital (100% digitalização e relacionamento com o cliente).
– Inovação e automação de processo, com o uso de Chatbot para atendimento, como o caso da Gostí, citado por Gustavo.
– A tendência é cada vez mais dificuldades na contratação. Em Tecnologia há escassez mão de obra, por isso a empresa decidiu focar no produto. Caso App Vendi, citado por Julio Garcia.
– Automatização, Produto de prateleira, para que consigam escalar.
Desafios para 2025
Os desafios para 2025 na visão dos empresários são:
– Educação: será necessário cada vez mais educar o mercado, ter um braço de educação, como algumas empresas já realizam. Sugerido essa ação para a Gostí.
Nesse ponto de Educação, foi sugerido a criação de um Certificado pro mercado, além da contratação, algo como: Escola Gostí.
César Marcondes compartilhou sua experiência desde 2019 com investimento em ensino à distância na rede Distrito Digital. Ver matéria:
Empresário cria Universidade Corporativa EAD para cursos de vendas e marketing digital
– Reduzir o tempo pro mercado. Barreiras.
– Aumentar a Rentabilidade. Como? Reduzir custos, aumentar preços, curva ABC, diminuir o percentual de desperdício.
Sugestão: Novos modelos de negócios (vide podcast Tony Celestino)
– Serviços mais complexos (avançado) para se destacar da concorrência, como é o caso da Reyouse e Distrito Digital.
– Investir nos canais de vendas e inovação. Multicanais. Caso Gostí com loja virtual, vending machine, whatsapp e outros meios.
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