Ferramentas e ideias para você usar no seu negócio durante o Coronavirus (Covid-19)
Com as medidas adotadas por todo o Brasil no combate a Covid-19 (Coronavírus) a preocupação por parte dos empreendedores e profissionais liberais é alta, visto a diminuição da circulação de pessoas e por consequência a queda nas vendas.
Pensando em ajudar os empreendedores do Brasil, o empresário César Marcondes que atua há 8 anos com marketing digital e vendas, separou algumas dicas e ferramentas para você adotar no seu negócio com objetivo de conseguir driblar a crise momentaneamente ou até mesmo a possibilidade de você inovar na sua empresa.
Artigo escrito por César Marcondes
Para facilitar a leitura e entendimento eu criei 4 tópicos de ideias e ferramentas para: Comunicação, Vendas, Finanças e Gestão.
1. Comunicação
– Adotar o WhatsApp, Messenger ou outro comunicador na empresa para comunicação interna e com os clientes. Se você usa o Instagram, use o Direct também. Quanto mais fácil atender o cliente no Digital melhor será;
Sugiro usar o WhatsApp Business, onde é possível personalizar respostas automáticas de acordo com o horário de atendimento da empresa;
– Para a comunicação com sua equipe como reuniões, há várias ferramentas no mercado para conversar online ou fazer reunião
Sugiro neste momento a plataforma Zoom, que é muito fácil de usar e gratuita, além do Skype.
Para reunião com mais pessoas, a Cisco está oferecendo o Webex de maneira gratuita para até 100 pessoas;
Link da Cisco: https://cart.webex.com/sign-up?locale=PT-BR
– Adotar o Cartão de Visita Digital
2. Vendas
– Configurar uma loja virtual ou um catálogo online dos seus produtos.
Sugiro a plataforma Loja Integrada, onde é possível criar uma loja virtual em instantes e possui várias integrações como Correios, Meios de Pagamento, Anti Fraude, etc. Além da opção de Catálogo Online.
Agora se você já possui loja virtual, oferecer desconto em compras online ou frete grátis é uma boa alternativa para gerar vendas;
– Outra possibilidade é criar um Folder Digital, com a opção de WhatsApp para o cliente realizar pedidos
– Se você ainda não tem um site, é hora de criar algo, visto que muitas pessoas passarão a fazer ainda mais buscas no Google. Então você pode montar algo gratuito e rápido pelo Google Sites ou um mini site grátis pelo Distrito Digital.
Link Google Sites: https://sites.google.com/
Link Distrito Digital: https://distritodigital.com.br/
3. Finanças
– Não quer vender online com loja virtual, não tem tempo para criar algo ou contratar alguém para isso, então você pode adotar algum meio de pagamento online para solicitar pagamentos. Vender online nem sempre é necessário ter loja virtual, muitas pessoas vendem usando meios de pagamento e colocando no site a opção. É algo bem simples e funcional.
Entre as ferramentas mais conhecidas no mercado temos PagSeguro, Mercado Pago, PayPal e outras.
Outra opção é o uso do boleto através do seu banco (Internet Banking) ou através de plataformas online, como a Cobre Fácil.
Link Cobre Fácil: https://www.cobrefacil.com.br/
4. Gestão
– Se você atua na área da Alimentação como restaurante, lanchonete ou bar, oferecer aos clientes a possibilidade de retirada no balcão ou delivery é uma solução imediata que você pode adotar.
Sugiro plataformas conhecidas no mercado, como o ifood que possuem uma grande aceitação, base de usuários e confiança.
– Oferecer entrega dos seus produtos através do Delivery, vejo muitas empresas já adotando essa ideia, desde loja de roupas, docerias e outros negócios. Veja também o uso da plataforma Rappi;
– Usar Contratos Online você pode usar ferramentas que fazem a assinatura via digital, economizando com papel e deixando o processo mais rápido. Sugiro a plataforma Click Sign.
Link: https://www.clicksign.com/
– Anunciar Online seus produtos ou serviços. Não ficar preso só nas redes sociais ou Google, adotar classsificados online como o Olx.
– Gestão de Projetos Online através de plataformas digitais, como é o caso da Trello.
ATENÇÃO
Sabemos que mudar é muito difícil, principalmente em um cenário o qual encontramos de incertezas. Acredito que se você parar e conseguir implantar uma das ferramentas ou ideias acima, já será algo a mais no seu negócio a frente da concorrência e uma facilidade a mais para o seu cliente.
Claro que alguns negócios como cinema, teatro e outros estabelecimentos, infelizmente as ideias e ferramentas não há poder de ação.
Caso tenha faltado alguma ferramenta ou ideia na listagem acima, por favor, me envie um WhatsApp no (17)99238-1926 – Marcondes ou comente abaixo por favor.
Caso tenha alguma outra iniciativa ou empresa oferecendo algo para ajudar, também me avise. Quero manter este artigo atualizado.
A ideia principal deste artigo foi criar algo fácil e baseado na minha experiência empreendedora. Todas as ferramentas ou ideias acima já utilizei na minha empresa (agência Otimize) ou nos clientes que atendo ou atendi ao longo dos últimos 8 anos.
Espero que este artigo tenha sido útil para você, e se você acha que poderá ajudar outras pessoas compartilhe nas suas redes sociais ou envie no WhatsApp.