EmpreendedorismoNetworkingOportunidades de Negócio

Aumento de custos e falta de clientes são desafios do empreendedor em 2024 no Brasil

O perfil mais recente do empreendedor no Brasil foi traçado pela pesquisa GEM 2023, conduzida pela Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), em parceria com o Sebrae.

Homem preto ou pardo, de 35 a 44 anos, com ensino médio completo e renda mensal entre 3 e 6 salários mínimos. Este é o retrato mais presente, embora não hegemônico, entre os 42,2 milhões de empreendedores de negócios de todos os tamanhos.

 

Aumento de custos e falta de clientes são desafios do empreendedor em 2024 no Brasil

Segundo a pesquisa Pulso Pequenos Negócios 2024, do Sebrae, os desafios para o empreendedor no Brasil em 2024 são o aumento dos custos (insumos, mercadorias, combustíveis, aluguel e energia) , considerado a maior dificuldade para os empreendedores, seguido por falta de clientes, citada por 24%.

Além dos dois pontos citados,  as dívidas com empréstimos, ficou em terceiro lugar, sendo um desafio para 10% dos respondentes.

“Hoje existem boas iniciativas de educação ou para financiar empreendedores, mas falta conhecimento da pessoa para entender a importância de aprender sobre capital de giro, por exemplo”, aponta Dariane Fraga, professora da FIA Business School. “Se o poder público oferecesse mentoria gratuita, de forma mais próxima aos empreendedores, ajudaria muitos negócios a não quebrar.”

“A falta de clientes é um desafio, principalmente para as micro e pequenas empresas, onde falta de planejamento ou investimentos em marketing e divulgação, podem acarretar isso. Infelizmente, muitos empreendedores abrem um negócio e por desconhecimento, ou falta de capital de giro, não investem na divulgação dele. Outros ficam presos somente nas redes sociais, e esquecem que as pessoas buscam na Internet por serviços e avaliações. Assim é essencial que toda empresa separe um valor para investir no marketing, principalmente em negócios recém inaugurados”, explica César Marcondes, especialista em marketing digital e fundador da Distrito Digital.

Fonte: PEGN
https://revistapegn.globo.com/empreendedorismo/noticia/2024/09/fomento-a-novos-negocios-vira-tema-de-campanha-em-sp.ghtml

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Chamar no Whats