5 principais razões de falência dos negócios franqueados
A consultoria Franchise Solutions, elaborou um estudo com as CINCO principais razões da falência de franqueados.
130 franqueados que tiveram a experiência de ver o seu negócio ir por água abaixo nos últimos dois anos foram entrevistados.
Os setores abordados foram alimentação, mobiliário e decoração, saúde e beleza, serviços e vestuário.
Abaixo os motivos listados:
1. Má escolha do ponto comercial
31% dos entrevistados alegaram que a localização foi determinante para o fechamento da franquia. É preciso realizar um estudo eficiente do seu negócio ANTES de decidir o ponto comercial, como por exemplo, se o seu empreendimento é do tipo “destino” ou “passagem”
2. Falta de capital de giro
Cerca de 28% dos entrevistados alegam ter aberto falência por essa questão. Hoje, existem linhas de créditos por bancos públicos e privados, o que diminui a probabilidade de uma franquia fechar por esse motivo, mas vale a pena atentar-se à essa reserva!
3. Treinamento
A capacitação é um DEVER da franqueadora, por isso o ideal é conversar com outros franqueados antes de fechar o negócio, verificando qual a política da franqueadora nesse sentido. 19% dos entrevistados alegaram falta de treinamento como a causa da falência.
4. Concorrência
14% dos entrevistados apontaram que a competição fez com que tivessem de baixar as margens ao ponto de quebrarem. Numa recessão econômica como a que vivemos, alguns empresários tendem a diminuir MUITO o preço de produtos e serviços, prejudicando com isso inclusive o próprio fluxo de caixa.
5. Sazonalidade
Em alguns meses as vendas explodem, em outros despencam. Sem a devida preparação para essas flutuações 12% dos entrevistados deram como a sazonalidade o motivo pelo fechamento de seus negócios.
O empresário deve planejar e criar estratégias com base nessa movimentação para diminuir o impacto desse tema na vida financeira da empresa.
Fonte: Exame