3 franquias home office para ter seu negócio próprio ainda em 2024
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), R$ 60,5 bilhões foi o faturamento no setor de franquias no primeiro trimestre de 2024 no Brasil,
Para empreendedores que possuem um investimento menor, existe a opção de abrir uma franquia home office, que é o formato que exige um investimento inicial menor, visto que a operação pode ser iniciada em uma casa, coworking ou até mesmo dentro de outro negócio.
As franquias home office no Brasil estão presentes em diversos segmentos, como tecnologia, serviços, publicidade, etc. Neste modelo de negócio, o o franqueado tem a possibilidade de investir em um negócio já validado, que pode ser gerenciado de casa, apenas com o auxílio do smartphone ou de um notebook.
Franquia home office deve seguir legislação vigente no Brasil
A Franqueadora mesmo oferecendo o modelo de franquia home office, ela deve seguir a legislação vigente no Brasil, ou seja, oferecer o mesmo suporte e tudo o que estiver descrito na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Confira 3 franquias home office em 2024 para quem deseja ser dono do negócio próprio. Todas as informações foram cedidas pelas próprias marcas e ABF:
1. Distrito Digital
Franquia de agência de marketing digital que é especializada em Tráfego Orgânico (Anúncios SEO) e Tráfego Pago (Google e Redes Sociais), com modelo home office e escritório, sem a necessidade de ter experiência na área, visto que a franqueadora realiza os serviços de maior complexidade.
Ano de fundação / Início do franchising: 2018/2020
Quantidade atual de unidades abertas: 18
Investimento inicial total: a partir de R$ 8 mil (incluso taxa de franquia e capital de giro)
Prazo estimado de retorno: de 6 a 12 meses
2. Gigatron Franchising
Franquia de tecnologia da informação, especializada em softwares. Atualmente, a franquia Gigatron possui três modelos de negócios: Plano Habitacional, Cloud e Software Premium, podendo ser conduzido pelo franqueado home based ou remotamente, de qualquer lugar.
Ano de fundação / Início do franchising: 1998/2012
Quantidade atual de unidades abertas: 61
Investimento inicial total: a partir de R$ 2,5 mil (incluso taxa de franquia e capital de giro)
Prazo estimado de retorno: 1 a 12 meses
3. Marketing Bag
Franquia de publicidade em saquinhos de pão. O modelo de negócio home based proporciona aos franqueados uma flexibilidade de horários com a opção de operar em qualquer lugar, utilizando apenas um celular ou notebook com acesso à internet.
Ano de fundação / Início do franchising: 2020/2020
Quantidade atual de unidades abertas: 72
Investimento Inicial total: R$ 6.990 (incluindo taxa de franquia)
Tempo estimado de retorno: 4 meses
Fonte: ABF