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O Brasil tem vivido nos últimos anos um crescente número de pessoas com acesso a Internet. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2016, praticamente todo o crescimento nos domicílios conectados digitalmente no Brasil se deu por meio de conexões móveis. Conexões móveis são as conexões realizadas por smartphones.
Em 2016 9,3 milhões de residências dispunham de conexões móveis. Um grande crescimento ao comparar com o ano de 2012, que eram 5 milhões. Em resumo, temos que 54% dos domicílios e 61% dos brasileiros com 10 anos ou mais já estão na internet.

O smartphone além de aumentar o acesso a Internet, fez com que o uso de mensagens online como o WhatsApp, passa-se a ser uma excelente opção para economizar com ligações e facilitar a comunicação. Fato é que o aplicativo de troca de mensagens e chamadas de vídeo WhatsApp ultrapassou a marca de 120 milhões de usuários no Brasil, dado divulgado pela empresa em Maio de 2017.

Pensando nessa facilidade e comodidade, muitas empresas estão adotando o WhatsApp como uma nova ferramenta de atendimento ao cliente e até nas vendas.

Exemplos de empresas que adotaram o WhatsApp para atendimento

Em São José do Rio Preto a clínica UMA (Unidade de Medicina Avançada) é uma dessas empresas que adotou a ferramenta de mensagens para realizar o agendamento de exames, e tem tido uma boa aceitação por parte dos pacientes. Em menos de 1 semana disponível no site, a clínica recebeu mais de 60 mensagens.

Já na prestação de serviços e comércio, inúmeros profissionais relatam que em grande parte dos casos recebem mais mensagens pelo WhatsApp do que por telefone. Entre as empresas prestadora de serviços, a assistência prime Apple iClout adotou a ferramenta para atendimento com os clientes e não se arrepende. “O WhatsApp facilita para que o cliente envie para nós a foto do aparelho quebrado ou do erro que está acontecendo, assim conseguimos agilizar o atendimento.”, explica Ligia Rodrigues, sócia proprietária.

A clínica veterinária especializada em Oftalmologia Veterinária PET VISÃO também adotou o WhatsApp para agendamento das consultas dos pets. O médico veterinário Lucas Cossi relata que a adoção do WhatsApp possibilitou melhorar a relação com o cliente e facilitar no acompanhamento.

Cuidados necessários para usar o WhatsApp para empresas

É importante frisar que é necessário tomar muito cuidado ao contatar empresas pelo WhatsApp, visto a facilidade de aplicar golpes. Já tivemos vários casos de clientes lesados por meio de falsos usuários de empresas. A dica principal é sempre confirmar na empresa, se o número acionado é realmente o da empresa e nunca forneça seus dados pessoais ou de cartão de crédito pelo WhatsApp.

Já os empresários e profissionais que irão adotar o WhatsApp para fazer atendimento e negócios, devem se atentar para algumas dicas sugeridas pelo especialista em Marketing Digital, César Marcondes. Marcondes já implantou atendimento Whats em mais de 45 clientes desde o ano passado em diversos segmentos como clínica veterinária, ótica, franquias, loja de móveis, centro automotivo, loja de tintas, padarias, indústrias, móveis planejados, etc. Confira as dicas do especialista:

1. Use a foto do perfil do WhatsApp com o logo da empresa ou uma foto social sua (não use fotos sem camisa, usando óculos, desenho animado, etc);
2. Se for conveniente anote no status do WhatsApp o horário de atendimento, por exemplo, atendimento das 08:00 às 18:00. Assim evitará insatisfação dos seus clientes;
3. Se a demanda for muito alta de acionamentos, considere deixar um número específico para o WhatsApp;
4. Responda de imediato sempre que puder, se for o caso delegue para algum funcionário;
5. Evite o uso de gírias, abreviações e erros de grafia;
6. Seja sempre cordial com os clientes, quando não puder atender explique o motivo (reunião, trânsito, etc);
7. Não envie mensagens de Bom dia, Boa noite ou de correntes para seus clientes;
8. Não envie mensagens fora do horário comercial (exceto se for algum problema ou algo urgente);
9. Divulgue o WhatsApp em todos os materiais publicitários que realiza como folder, cartão de visita, site, assinatura de e-mail, redes sociais, etc;
10. Use o recurso CHAMAR VIA WHATS no seu site ou nas redes sociais, é um recurso que ajuda muito para o cliente entrar em contato com a sua empresa de maneira mais rápida.

Com o bom uso e aproveitando as dicas para o uso de WhatsApp nas empresas, seu negócio também poderá aproveitar desse canal de atendimento e oferecer uma melhor experiência e comodidade para seus clientes. Marcondes informa que o WhatsApp está criando uma versão para empresas, visto a grande aceitação que ela possui com as pessoas. Por enquanto o WhatsApp Empresas está disponível para testes somente em grandes empresas como o banco Itaú. Em breve, a plataforma de atendimento estará disponível para todas as empresas explica o especialista.

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