COMPARTILHAR

A ideia de reduzir custos de uma empresa não deve ser uma medida apenas em momentos emergenciais do negócio ou em crises.

Além da redução de despesas, se realizado com planejamento, esse corte de gastos pode garantir à empresa mais recursos para a inovação dos produtos e serviços, além de gerar maior competitividade.

São medidas simples de gestão que o gestor pode aplicar e que vão garantir maior margem de lucro. Entre as medidas para reduzir custos segundo a Conube estão:
1. Reavaliação do regime tributário;
2. Negociação com fornecedores;
3. Investir em ações de marketing nas redes sociais;
4. Ter um bom controle de ponto;
5. Mobilização da equipe para redução de custos.

E para empresas enquadradas no regime de tributação lucro presumido ou real e que possuem processos industriais, podem ter também uma redução de custo na Energia Elétrica.

Para mais detalhes das cinco dicas acima, veja no artigo da Conube como reduzir custos de uma empresa. Para detalhes da redução de custos com Energia Elétrica continue lendo a matéria.

Redução de custos com Energia Elétrica
Além dos pontos citados acima, temos a energia elétrica como uma grande oportunidade para redução de custos nas empresas, seja a conscientização das pessoas, medidas preventivas como uso de sensores, até mesmo fazendo uso da legislação vigente para a recuperação do ICMS.

A Energia Elétrica é equiparada a uma coisa móvel e, apesar de não ser possível tocá-la, é considerada uma mercadoria, por força do artigo 155, 3º da Constituição Federal, sendo assim, a energia elétrica está sujeita ao ICMS, deste modo, é legítimo o aproveitamento, como crédito, do valor do ICMS relativo ao consumo direto no processo de industrialização, cujas saídas dos produtos industrializados sejam regularmente tributadas.

Conforme base nos artigos 20 e 33 da Lei Complementar 87/1996, permite o aproveitamento do crédito do ICMS incidente sobre a entrada de energia elétrica no estabelecimento quando for usada ou consumida no processo de industrialização, isto é, somente as indústrias e as empresas que possuem um tipo de processo industrial, têm direito ao crédito sobre a energia consumida no processo industrial.

Quais são os requisitos para aproveitamento do crédito do ICMS?

Para o aproveitamento do crédito do ICMS, elenca-se as seguintes estratégias para equalização dos custos de produção e utilizando-se dos créditos de ICMS sobre energia elétrica, nos quais os requisitos para poder recuperar estes créditos.

a) Estar enquadrado no regime de tributação lucro presumido ou real;

b) Ter processos industriais em suas atividades, mesmo que de forma mista;

c) Industrializar produtos que sejam tributados pelo ICMS em suas saídas, de forma parcial ou total;

d) Possuir Laudo Técnico Pericial, que demonstre o índice correto que o estabelecimento poderá recuperar o crédito do ICMS ou possuir um relógio destinado ao processo industrial;

e) Seguir as Regras impostas pelo Regulamento do ICMS.

Logo, as empresas que realizarem esses tipos de modalidades de industrialização e utilizarem energia elétrica consumida no processo industrial tem direito ao crédito desde que observadas os dispositivos da legislação.

Sobre o Laudo Técnico Pericial

Desde 1992 o objetivo da Inforse Energia é ajudar pessoas e organizações a diminuir os custos com energia elétrica, tendo soluções que fazem seus negócios mais lucrativos.

São 30 anos no mercado, com emissão de mais de 3 mil Laudos Técnicos para recuperação de ICMS em mais de 3 mil clientes atendidos.

Os Laudos Técnicos para aproveitamento do ICMS em faturas de energia elétrica emitidos pela Inforse, tem a credibilidade de quem já se consolidou como líder no mercado, buscando sempre a excelência e qualidade.

A Inforse atua em todo o Brasil, levando esse benefício a médios e grandes grupos de todos os segmentos (indústria e supermercados estando no regime de arrecadação Lucro Real e Lucro Presumido), e temos o know how para realizarmos os nossos trabalhos com muita rapidez e eficiência.

Contato com a Inforse

Entre em contato com a equipe comercial da Inforse para fazer o seu orçamento através das opções abaixo:
Telefone: 17 3808.9797 – 17 3363.9291 – 17 99622.7078

 

Visite o site da empresa especializada em redução de energia elétrica em http://inforseenergia.com.br

Endereço:
Rua Luis Figueiredo Filho Nº 390 – sala 36
Vila Nossa Sra do Bonfim – São José do Rio Preto-SP – 15.084-180

Fonte: Contabeis.com.br
Aproveitamento do crédito de ICMS para equalizar custos de produção

Contabilidade na TV
Aproveitamento do crédito de ICMS sobre a Energia Elétrica para equalizar os custos de produção

Como reduzir os custos de uma empresas

Facebook Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here