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Cuidados com as Métricas da Vaidade nos Negócios!

Métricas da vaidade são indicadores que nos ajudam a tomar decisões, seja no seu próprio negócio ou na gestão da comunicação nas empresas.

Essa vaidade, geralmente, é construída com indicadores que nós nos apoiamos para confirmar o quanto somos relevantes e necessários para as organizações, são os indicadores da vaidade.

Não significa que você não possa olhar para elas, mas elas não podem definir sua estratégia por si só:

Número de leads: muito comum no Inbound Marketing as máquinas de vendas serem gerenciadas pelo número de leads. Antes de comemorar sobre o fato de uma landing page lhe trazer vários e-mails e contatos diferentes que tal avaliar quantos deles são qualificados para que a conversão não seja zero?

Likes, curtidas na página, no Twitter, Facebook, Instagram e afins: É comum vermos páginas e blogs com milhões de curtidas, mas pouca interação nas postagens e zero conversão. Tem sido comum grandes marcas definirem uma estratégia de relacionamento com os influencers que convertem e “vendem” de forma mais realista e natural.

Número de novos clientes: De nada adianta olhar apenas para o número de novos clientes adquiridos, se você deixar de lado a taxa de churn. Ou seja, todos os meses você conquista mais 100 novos clientes e não entende porque a receita não cresce na mesma velocidade. Ou então, a página que você gerencia tem 1000 novas curtidas por mês, mas o alcance só diminui. Se você não olha a taxa de churn, a taxa de evasão e perda de clientes/curtidas, toda e qualquer decisão a ser tomada estará baseada numa métrica da vaidade.

Presença em eventos: Por um período, eu era responsável por organizar a festa de final da empresa e sempre avaliávamos quantas pessoas iam ao evento. Depois de alguns anos percebi que eu estava avaliando uma métrica totalmente vaidosa. Eu apenas olhava quantos estavam presentes, mas não comparava ao número de convidados e, pior, não havia qualquer investigação do porquê as pessoas não iam. Todos os anos as mesmas pessoas davam as mesmas notas na pesquisa de satisfação e o evento nunca iria evoluir. Simplesmente porque estávamos fazendo perguntas para as pessoas erradas. O principal indicador, nessa situação, era levantar quantos e o porquê os ausentes não participavam dos eventos.

Conclusão

Os indicadores podem nos iludir se olharmos com uma visão romântica e desatenta ao que eles nos dizem. É importante sim acompanhar o número de curtidas, os likes, saber a quantidade de pessoas presentes no evento e ter anotado o número de clientes novos adquiridos, mas nenhum indicador, sozinho, pode ser o responsável na definição da estratégia.

Artigo por Mary Gabriela: Relações Públicas — Especialista em Comunicação Interna. Fundadora do blog Balada sem Glúten e colaboradora dos blogs “Fantástico Mundo RP” e “SimplificaCI”.

Fonte: https://medium.com/fmrp/rp-metricas-da-vaidade-cbaf73c79246

 

 

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