COMPARTILHAR

Mais do que uma qualidade de vida melhor pra você e seus funcionários, que poderão contar com mais segurança e tranquilidade e menos engarrafamentos, as cidades do interior têm revelado ser vantajosas para os negócios.

Confira alguns benefícios das empresas em cidades menores:

CUSTOS REDUZIDOS
No interior, o empreendedor gasta menos com despesas de aluguel, água, luz, serviços e mão de obra. O pagamento de salários também representa uma quantia menor do que seria nas capitais, visto que o custo de vida nesses lugares costuma ser bem menor.

COMPETIÇÃO MENOR
O mercado em cidades do interior costuma ser menos competitivo do que em grandes centros e capitais; por isso, aproveitar as oportunidades traz muitas vantagens.

RELACIONAMENTOS MAIS PRÓXIMOS
Uma das maiores vantagens do interior é a proximidade que se pode ter com os clientes, já que é mais fácil e natural conhecer os moradores da cidade. Assim, é possível criar confiança e fidelizar os consumidores, mantendo uma rede de relacionamento.

MENOR ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS
O relacionamento com os funcionários também tende a ser mais próximo. Além disso, como existem menos oportunidades de trabalho, isso faz com que a rotatividade dos colaboradores seja menor. O que pode significar também empregados mais experientes, que oferecem atendimento melhor ao cliente e que têm mais conhecimento dos processos internos da empresa.

QUAIS TIPOS DE EMPREENDIMENTO SÃO MAIS ACONSELHÁVEIS?

De acordo com o Terra Empresas, algumas áreas de atuação que costumam dar certo em cidades do interior são alimentação, manutenção (consertos), estética, moda e vestuário e produtos farmacêuticos (de pessoas e animais).

Além disso, dois modelos de negócio que têm chances altas de fazer sucesso são os food trucks e as franquias, cujas marcas já são bem conhecidas pela população do interior e podem atrair até moradores de outras cidades da região. No final do ano passado, a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios publicou uma lista com 16 franquias a partir de R$ 8 mil que são boas apostas para o interior do país. Dentre elas, estavam a rede de depilação Depyl Action, a rede de hamburguerias Youburguer e a rede de comércio de sapatos Mil e Uma Sapatilhas.

Ainda outro segmento em que vale a pena apostar é a área de tecnologia.

Fonte: Inovação/Sebrae

Facebook Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here