EmpreendedorismoInsightsNegócios

Como Planejar um Novo com Oceano Azul

Desde a publicação do Livro Estratégia do Oceano Azul, a literatura de negócios criou uma série de evoluções em métodos de gestão de empresa e criação de negócios únicos. Tanto que falar disto aqui, parece algo antigo, mas de fato não é.

Nunca foi tão propicio falar sobre isso em uma crise como esta criada pela Pandemia. Afinal, estamos observando um ambiente totalmente hostil aos negócios, semelhante a um mar vermelho tratado no livro. Isso principalmente se o seu negócio ainda não é digital, e se depende de um fluxo de consumidores fisicamente.

No momento seguinte a pandemia iremos observar uma série de oceanos azuis que não existiam e ainda inexplorados. Teremos várias oportunidades de criar um valor único, e que poderão existir com custos reduzidos.

Estamos vivendo uma mudança grande no perfil de consumo, isso nos levará a entender que os líderes atuais não estão preparados para esse novo momento, criando uma série de “pescadores” despreparados e onde novos “marujos” poderão explorar esses “mares”.

E vamos nos lembrar que o pensamento digitalizado é algo ainda novo e que criação diferentes oportunidades ainda neste futuro que está chegando mais rápido.

Mudanças que observaremos neste novo normal
Vamos pensar em possíveis mudanças que provavelmente teremos e que irá gerar oportunidades:

Como a crise irá mudar o gosto de consumidores por alimentos derivados de animais? Lembrando que possivelmente o vírus começou em um mercado de alimentos deste tipo.

Como se portará a economia do compartilhamento, que se tornou forte após a crise de 2008. Como empresas como o AIRBNB se portarão com novos padrões de saneamento? Isso abrirá espaço para novos serviços complementares?
O home office chegou para ficar e como isso influenciará a economia e consumo nos centros empresariais? Haverá o deslocamento das cadeias de consumo? Como se aproveitar disso.

Viagens, o padrão mudará em razão desta crise? Como o desejo de viajar mudará a forma como consumimos no turismo?
Estamos na quarentena mudando prioridades e a nossa visão de saúde e cuidados pessoais? Isso vai moldar a forma como vivemos e consumimos? Que novos serviços precisaremos para isso.

Diversos sistemas falharam ou não estavam preparados para os problemas que enfrentamos, eles vão morrer e renascerão com novas propostas, e é justamente isso que criará essas oportunidades e que você não pode perder.

Quer saber mais sobre Recuperação na Crise?
Leia o artigo completo em https://capitalsocial.cnt.br/etapas-de-uma-crise/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *