Rio Preto adota Lockdown noturno a partir do dia 17 de junho de 2021
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), afirmou nesta terça-feira, 15, que o “Lockdown Noturno” terá duração de 15 dias. Ele afirmou que o decreto com a medida deve vigorar já a partir desta quinta-feira, 17, até o dia 1º de julho.
De acordo com o prefeito, o objetivo da proposta é minimizar a velocidade do contágio, das internações e do número de óbitos na região de Rio Preto. Edinho defendeu as medidas restritivas que estão sendo debatidas com os integrantes do comitê de combate a Covid-19 no município, a Direção Regional de Saúde (DRS-15), representantes de hospitais locais e prefeito de cidades vizinhas.
“O quadro é difícil. Não é aqui, mas em todo o Brasil, na região inteira. Estamos refletindo e vamos tomar algumas decisões para vigorar a partir de quinta-feira, 17”, afirmou Edinho. “É um tema que não é matemático. Comporta toda e qualquer interpretação. Agora, precisa ser feito alguma coisa. A minha preocupação é com a eficácia do resultado. A grande verdade é que não tem mais a criação de leito como solução, porque não tem recursos humanos. Este é o quadro que estamos vivendo em toda a região.”
O prefeito afirmou que é preciso fazer alguma coisa. “A prioridade é salvar vidas, mas temos de ter a exata noção que nós estamos há um ano e meio debaixo de uma pandemia. Um ano e meio em que as pessoas estão cansadas. Você vai conversar com pessoas de coordenadorias e alguma divisão, elas choram, tal é o grau de exaustão mental”, afirmou.
Edinho afirmou que as medidas estão sendo discutidas pelo comitê. “Estamos discutindo hoje e vamos tentar complementar amanhã (quarta-feira) para que o decreto possa estar devidamente já publicado na quinta-feira”, afirmou.
Os detalhes do decreto ainda serão definidos até nesta quarta-feira, 16. A ideia é que a partir das 18h inicie a paralisação dos serviços. O transporte coletivo também deve parar a partir das 20h, retornando às 5h. “Temos um reconhecimento, quase que unânime, que os restaurantes têm cumprido o papel. Com inclusão dos bares, isso alterou a aplicação de alguma medida restritiva”.
Para o prefeito, “dentro de 90 dias saímos dessa”, com a vacinação”. “Era preciso buscar forças para romper essa última etapa, essa última onda da Covid. Tem as variáveis”, afirmou.”Agradeço a Deus que me protegeu e eu que fiz a minha parte. Não vou acusar ninguém. Se todo mundo procurasse se prevenir e fazer a sua parte, usar máscara, fazer higienização das mãos e evitar aglomeração acho que contribui para mitigar os efeitos e a propagação da Covid… Há um sentimento de exaustão de todos”, finalizou.
Fonte: Diário da Região