O que você quer para a sua empresa?
Todos nós já devemos ter ouvido alguém dizer: Ele é um homem de visão. Mas na prática, o que isso significa?
Hoje vamos falar sobre esta importante qualidade que sem sombra de dúvidas, é uma das mais importantes que um líder de sucesso pode ter.
Eles conseguem visualizar um ideal de futuro para sua empresa (ou para sua vida) e parte em direção a este ideal com metas claras e bem definidas.
No começo esta visão pode até ser turva, mas com o passar do tempo ela vai ficando cada vez mais nítida.
Não acredita? Bom veja o que Marcel Telles certa vez falou (1).
Eu falava na companhia que um dia a gente ia comprar a Anheuser-Busch e dava risada… Tinha sempre um “hahaha” no final para nego não achar que eu era maluco… Mas já era um sonho, um sonho que você vai tateando e aos poucos vê que tem chance de ficar mais próximo” (2).
Talvez lá no final dos anos 80 e início dos anos 90 qualquer um que soubesse desse ideal pudesse pensar que seria uma loucura. Mas o fato é que não existe meta impossível, o que pode existir são prazos irreais.
Pois bem, quase 20 anos depois da aquisição da Brahma, Marcel e seus sócios já haviam sacudido o setor cervejeiro com fusões e aquisições (Antárctica e Interbrew) e enfim se tornaram a maior cervejaria do mundo em 2008 quando da compra da Anheuser-Busch (dona da marca Budweiser).
Esta orientação para o futuro (ou perspectiva de longo prazo) é um fator que todas empresas (e pessoas) de sucesso têm.
Costumo ver a capacidade de visão ou orientação para o futuro como um músculo, que uma vez iniciado o estímulo, passa a crescer e a se desenvolver.
Uma vez decidido onde se quer chegar, a próxima pergunta deverá ser: Como? E então fazer um horizonte temporal dos ideais a alcançar e como alcançar.
Devemos sempre lembrar que no início a visão não será muito clara, mas com o passar do tempo a nitidez aumenta. Para isso precisamos acreditar na possibilidade, estar aberto e ser flexível.
Peter Drucker (3) certa vez escreveu: “Nós superestimamos enormemente aquilo que somos capazes de realizar em um ano. Mas subestimamos enormemente o que somos capazes de realizar em cinco anos.”
Uma vez definido o que se quer, outro “músculo” precisa ser desenvolvido, isto é, o da ação, pois a grande diferença entre os que realizam seus ideais e os que não realizam é a “orientação para a ação”.
Infelizmente alguns fundamentos de gestão não são entendidos em sua profundidade. Me refiro as diretrizes estratégicas muito comuns nas empresas, e que em épocas de planejamento estratégico costumam serem revistas. A visão, assim como a missão e os valores compõe estas diretrizes.
Digo isso pois a maioria se transforma apenas em um quadro na parede, ou numa área de seu site o que leva a serem apenas uma utopia.
Lendo o best-seller Sapiens (4) o qual fortemente recomendo, podemos compreender como esta visão foi fundamental para que nossos ancestrais conseguissem vencer as adversidades do ambiente que estavam inseridos, isto há milhares de anos atrás. Ou seja, mas do que possibilitar ideais, a capacidade de visão foi um elemento essencial para nossa própria existência.
Você acredita na importância da orientação para o futuro?
Esta é a questão fundamental, pois ninguém se dedica a algo em que não acredita.
Entendo que as dificuldades do momento podem atrapalhar esta nossa capacidade natural, mas não podemos desistir. Afinal, somos brasileiros e não devemos desistir nunca não é mesmo?
Escolha ter um ideal de futuro para atingir, e depois disso faça tudo para realizar, este é o preço para a conquista.
Notas e Referências
(1) Marcel Herrmann Telles, sócio fundador da 3G Capital companhia proprietária de várias empresas, entre elas a AB-Inbev, maior cervejaria do mundo.
(2) CORREA, Cristiane. Sonho Grande. Rio de Janeiro: Sextante, 2013. 21-22
(3) Peter Drucker, Americano, professor, escritor e consultor de empresas o qual é considerado o Pai da Administração moderna;
(4) HARARI, Yuval Noah. Sapiens: Uma breve história da humanidade, Ebook versão Kindle