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O futuro do varejo passa pelo Digital

“A maior parte dos empresários brasileiros ainda não acordou para esse fenômeno do digital. Eles ainda não entenderam
o tamanho da possibilidade que estão perdendo quando não estão aderindo”, observa Renato Mendes, sócio da Aceleradora Organica e professor de pós-graduação do Insper.

Definitivamente, o futuro do varejo passa pelo digital. Isso é real, e é pra valer. A grande questão é que a maioria das empresas ainda engatinha no assunto. Muitos empresários se depararam com o novo, mas não têm noção de como aplicar esse tipo de ação estratégica no dia a dia de seus negócios, ou acredita que vai gastar muito
com a implantação desta ferramenta.

Para os que têm esse tipo de receio, Renato Mendes explica que uma excelente forma de aprendizado é a realização de testes.

É preciso praticar e testar
Segundo ele, não se aprende algo somente na teoria, é preciso “colocar a mão na massa”. “As pessoas questionam muito se o Facebook vende, se o WhatsApp vende. Para minha empresa pode vender, para a sua não. Depende de que consumidor estamos falando, de que serviço estamos prestando. Eu gosto muito do que chamamos de ‘cultura
de testes’. Eu tenho que estar o tempo inteiro testando novas modalidades de venda e entendendo o que se adéqua melhor ao meu negócio e ao meu consumidor.
Para alguns, o Facebook vai funcionar maravilhosamente bem, para outros nem tanto. A magia do digital é a seguinte: conseguimos testar tudo, de maneira muito rápida, muito barata barata e 100% mensurável.
Acabou a Velha Economia, a era do achismo, do ‘eu acho que funciona’. No digital, isso não existe. Eu meço e sei exatamente o que funciona e o que não funciona. Custa
30 reais para fazer um anúncio no Facebook. Não deu certo? Eu não me desespero. Simplesmente paro e adoto uma outra possibilidade. Fico o tempo inteiro testando e vendo o que interessa pra mim”, explica o empresário.

Os empresários despreparados para essas novas tendências de consumo estarão ameaçados? O mundo digital é acessível a qualquer empresa? Sem dúvida.
Renato Mendes comenta que as microempresas costumam, inclusive, tirar muita vantagem desse ambiente.

Planejamento é essencial
“O primeiro passo é entender qual o objetivo com o digital, se teremos um e-commerce para vender, se queremos fazer um trabalho de construção de marca, se queremos dar visibilidade aos nossos produtos. Precisamos ter um objetivo claro para, depois, fazer um plano e começar a entender como é essa dinâmica. Independentemente do
objetivo, o que você precisa é conhecer o canal que você vai trabalhar e conhecer as características desse mundo, que são bem diferentes do off line”, explica Renato Mendes.

Revista ACIRP – Edição 165 Março/Abril 2017
http://www.acirpsjriopreto.com.br/entidade/revista-acirp/edicao-165

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