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O cliente deve ser sempre o centro do seu negócio, inclusive no Digital

Há não muito tempo, as empresas focavam seus produtos e serviços olhando apenas para as suas necessidades.

Hoje, o cenário é completamente diferente. Renato Mendes, sócio da Aceleradora Organica e professor de pós-graduação do Insper, comenta que
o consumidor está muito mais exigente em relação ao que consome.

O que as empresas precisam fazer?
Precisam se colocar do ponto de vista do consumidor. Adequar suas práticas e sua produção não para satisfazer um modelo de negócio, mas, sim, para atender as
necessidades desse consumidor. Empresas vencedoras estão percebendo que o que elas precisam fazer é encantar os clientes.

Mensurável
A repercussão desse tipo de estratégia é mensurável na medida em que retornam as manifestações e provocações dos consumidores na internet, onde as multidões estão reunidas.

Crescimento do Digital
Até 2018, o número de smartphones no Brasil deverá chegar a 236 milhões e os dispositivos conectados a internet chegarão a dois por habitante, totalizando 416 milhões de aparelhos. (Fonte: 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) ).

Outra pesquisa, realizada pela agência eMarketer, mostrou que o Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina, com previsão de que até o final do ano sejam mais de 97 milhões de usuários, principalmente no Facebook e Twitter.

Impacto do Digital nos Negócios
“Com um celular nas mãos, um consumidor é capaz de fazer uma compra com um único click ou de acabar com a reputação de uma marca com um único post. Tudo isso em questão de segundos. As empresas que ainda não entenderam isso vão ter problemas. Toda a estratégia de negócios precisa ser repensada e deve colocar o cliente no centro dela”, afirma Renato.

Revista ACIRP – Edição 165 Março/Abril 2017
http://www.acirpsjriopreto.com.br/entidade/revista-acirp/edicao-165

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