Inovar para vencer na crise
Segundo Renato Mendes,eleito em 2014 o executivo do ano pela “Comunique-se”, para sobreviver na era de incerteza pelo qual passamos é necessário conversar com o seu cliente: Chame-o para um papo e tente entender a perspectiva dele em relação ao novo cenário. Se ele vai ter menos dinheiro no bolso, provavelmente irá valorizar cada centavo. Será que para mantê-lo comigo, consigo ofertar produtos com preço mais baixo?
Também é hora de olhar como cada real está sendo gasto e preparar planos de cortes caso sejam necessários.
A grande mudança que a Nova Economia traz é o empoderamento do consumidor.
Hoje, mais do que nunca, é ele quem manda nas relações de consumo. Com um celular nas mãos, um consumidor é capaz de fazer uma compra com um único click ou de acabar com a reputação de uma marca com um único post no Facebook. Tudo isso em questão de segundos.
As empresas que ainda não entenderam isso vão ter problemas. Toda a estratégia de negócios precisa
ser repensada e deve colocar o cliente no centro dela.
Redes Sociais
As redes sociais são ferramentas fundamentais para quem quer fazer negócios usando a plataforma digital. O primeiro passo é entendermos quais nossos objetivos com elas.
As redes sociais podem ser usadas para vários fins como, por exemplo, o conhecimento do que as pessoas falam sobre nossa marca, a venda de produtos, o atendimento ao cliente pré e pós-venda e a comunicação para ficar em alguns exemplos.
A grande vantagem das redes sociais é a possibilidade de fazer tudo isso em tempo real, com clientes de verdade.
O que vai funcionar para a sua empresa?
Você só vai aprender testando. Experimente o WhatsApp, brinque com o Snapchat e vá descobrindo as potencialidades da rede e usando isso a seu favor no seu negócio.
Um ponto importante: se entrar nas redes, saiba que terá que responder a seus consumidores. É um caminho sem volta.
Fonte: Revista Acirp, edição 164, 2017