Franquias de beleza crescem 10% no Brasil em 1 ano
Retomada da economia impacta positivamente no franchising.
Faturamento do setor no terceiro trimestre supera R$ 44 bilhões
São José do Rio Preto, novembro de 2018 – O bom desempenho do franchising tem despertado o interesse de muitos empresários para o setor. Com dados positivos e atrativos, o mercado de franquias brasileiro registrou um crescimento nominal de 6,3% no terceiro trimestre deste ano, ante o mesmo período de 2017. O faturamento passou de R$ 41,850 bilhões para R$ 44,479 bilhões. É o que aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising divulgada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. Outro destaque é a geração de mais de 80 mil postos de trabalho no setor no trimestre.
Dentre os setores que tiveram aumento expressivo estão franquias relacionadas à área de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que teve o terceiro melhor desempenho entre 11 segmentos e apresentou variação de 9,7% frente ao mesmo período do ano passado. O segmento cresceu alavancado, principalmente, pela venda de produtos de higiene e beleza e o desempenho de redes de depilação e outros serviços estéticos.
Motivada pelo reaquecimento da economia e os bons resultados do setor, a empresária Solange Regovich, que há um ano possui a Esmalteria da Sol, decidiu este ano entrar para o franchising. “Estou apostando na recuperação da economia e nos bons índices apresentados no setor de franquias. O mercado da beleza e cosméticos possui clientes fiéis e as mulheres dificilmente deixam de fazer a unha”, afirmou.
Agora, como uma rede de franquias, a empresária já está executando o plano de expansão da rede. Solange estruturou um negócio diferente do que já existia no mercado – quem adquire uma Esmalteria da Sol recebe a loja totalmente pronta pelo franqueador, com o estoque para o primeiro mês de funcionamento. “A região-alvo da nossa expansão neste primeiro momento é o estado de São Paulo, mas temos o interesse em expandir para outros Estados também”, ressalta a empresária.
Proprietária de uma unidade da Esmalteria da Sol em São José do Rio Preto, a fisioterapeuta Gabriela Cardoso Beggiato, decidiu trocar a área de formação para se tornar uma empreendedora. Há seis meses no negócio, ela já vem se preparando para novos desafios. “Tudo é um aprendizado e espero adquirir bastante experiência, pois se continuar a dar certo esse meu investimento, por que não abrir outra unidade?”
Neste trimestre, as incertezas do cenário eleitoral, o aumento da inflação e a queda dos índices de confiança do consumidor e do empresariado se refletiram mais fortemente no setor. “Embora tenhamos registrado um mês de agosto bastante positivo, nos meses de julho e setembro o consumidor estava mais retraído, possivelmente impactado pelas incertezas inerentes ao cenário pré-eleições. Para manter seu crescimento, o franchising brasileiro intensificou sua busca por eficiência e novas soluções, o que se traduziu na busca por novos formatos, perfis de público e mercados. O investimento em novas tecnologias, especialmente na área digital, também continuam e estão ajudando as redes a aprimorarem suas operações”, afirma o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior.
Com este desempenho, a ABF projeta que o crescimento do setor em 2018 deve ser de cerca de 7% em faturamento e de 5% em unidades franqueadas. Já o volume de redes em operação no País deve se estabilizar na casa das 2,8 mil redes.
Sobre a Esmalteria da Sol
Inaugurada em agosto de 2017, a Esmalteria da Sol é uma franquia inovadora que entrega a loja totalmente pronta ao franqueado. Questões como escolha do ponto comercial, obras, mobiliário e estoque para o primeiro mês de funcionamento é tudo resolvido pelo próprio franqueador. A marca possui duas unidades em Rio Preto e a expectativa de expansão para 2018 é a abertura de mais 30 unidades. A loja conta com setor de manicure com poltronas para clientes e carrinhos para manicures, sala de depilação, setor de escovaria com lavatório e poltronas para escova e corte. As clientes não precisam agendar horário para o atendimento. O investimento inicial na franquia é de R$ 90 mil, com estimativa de retorno em 16 meses.
COMUNIC COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Priscila Carvalho (atendimento) – priscila@comunic.com.br
Igor Galante (coordenação) – igor@comunic.com.br
Elaine Madalhano (direção) – elaine@comunic.com.br
Telefone – (17) 3201-7510