Experiência Móvel no Brasil – Conheça as 18 marcas mais bem avaliadas no Mobility Index 2019
O Mobility Index 2019 avaliou a presença móvel das 325 principais marcas anunciantes do Brasil (132 de produtos e bens de consumo; 110 de serviços; e 83 de varejo).
Foram analisados quatro tipos de canais de interação móvel: mobile web; aplicativos; plataformas conversacionais; e plataformas sociais. Para a experiência em cada um deles foi conferida uma nota de 0 a 10 para cada marca. A partir dessas notas, as marcas foram classificadas em uma escala dividida em quatro graus: mobile experts; mobile ready; mobile basic; e mobile beginner.
Apenas 21 marcas (6% do total) estão classificadas como mobile experts; 90 (28%) são mobile ready; 143 (44%), mobile basic; e 71 (22%), mobile beginner.
Quando analisado por segmento, aqueles mais avançados na experiência móvel são os de telecom, companhias aéreas, tecnologia e benefícios, cujas empresas foram classificadas como mobile experts ou mobile ready. Os segmentos de varejo construção; imobiliária e construção; cosméticos; e farma são mobile basic. E os menos amadurecidos, classificados como mobile beginners, são os de higiene e limpeza; química; mineração; e agricultura.
A pontuação média das 325 marcas analisadas foi de 5,2, o que coloca o Brasil como mobile basic, na escala do Mobility Index.
Na avaliação sobre sites móveis, foram considerados 15 critérios, dentre os quais: otimização e responsividade; clicabilidade e legibilidade; e tempo de carregamento. Os destaques foram os segmentos de telecom e de aluguel de veículos. 98% das marcas possuem sites móveis: 70% são otimizados e 28%, responsivos. A maioria deles (94%) oferecem conteúdo; 61%, serviços; e 37%, transações.
Em apps móveis, o estudo analisou 22 critérios, incluindo disponibilidade e diversidade; notas nas lojas de apps; e recência de atualização. Os segmentos de telecom e de tecnologia foram os mais bem avaliados. 46% das marcas têm apps móveis – 16% com reconhecimento facial; 5%, com NFC; e 5%, com comando de voz.
Sobre plataformas conversacionais, foram considerados 10 critérios, como número de plataformas e tempo de resposta.
Telecom e aéreas apresentaram os melhores resultados. 93% das marcas têm presença no Messenger; 42% usam SMS; 38%, webchat; e apenas 7%, WhatsApp. Por fim, a respeito das rede sociais, foram levados em conta critérios como presença nas plataformas, conteúdo mobile friendly e linguagem e códigos.
Marcas de tecnologia e de telecom foram o destaques. As 18 marcas mais bem avaliadas no Mobility Index 2019 são:
1. Itaú,
2. Vivo
3. Bradesco
4. Smiles
5. Leroy Merlin
6. Santander
7. Oi
8. Decolar.com
9. Porto Seguro
10. TIM
11. Gol
12. Natura
13. Sky
14. NET
15. Latam
16. Claro
17. Bradesco Seguros
18. RCHLO.
Fonte: Mobile Time e ABEMD