Consumo digital no Brasil em 2024
De acordo com recente estudo do Instituto Locomotiva e PwC revelou que 88% dos consumidores brasileiros estão imersos na tecnologia e tendências do varejo, sendo que os marketplaces atraem 66% dos usuários para compras online.
A modalidade de comprar online e retirar na loja, é preferido por 58% dos consumidores.
O atendimento automatizado através de chatbot ainda possui uma baixa satisfação, utilizado já por 46% das pessoas segundo o estudo.
9 em cada 10 pessoas priorizam uma experiência de compra agradável, praticidade na entrega e ações sustentáveis, por isso é essencial que as marcas pensem cada vez mais no ESG.
Compras físicas para itens do dia a dia
Embora a compra de eletrônicos (33%) e cursos (10%) seja mais comum pela internet, a maioria dos consumidores ainda prefere fazer compras físicas para itens do dia a dia.
Compras em Supermercados (44%), Materiais de Construção (44%), e Produtos de Higiene e Beleza (30%) são os campeões das compras presenciais no Brasil, com apenas 10%, 9%, e 23% respectivamente, sendo realizadas online.
Análise do Especialista
“A questão do valor de frete ser alto, com a disponibilidade do item adquirido rápido, é algo que tem grande peso na consideração de compra no varejo ser online ou físico no Brasil. Por isso compras de materiais de construção, supermercados e itens de higiene e beleza ainda possuem um alto percentual de aquisição no presencial. Todavia, já há empresas e redes investindo na aquisição online, com retirada física, podendo assim aumentar as vendas e facilitar ao cliente” explica César Marcondes, Especialista em Marketing Digital na Agência Otimize há 12 anos.
Conclusão sobre o Varejo Brasileiro
O varejo brasileiro ainda está se adaptando para atender às novas demandas dos consumidores, mesmo depois da digitalização crescente pela pandemia. Para os próximos anos, as empresas precisam equilibrar a experiência física e digital, focando em praticidade, sustentabilidade e uma jornada de compra agradável para os clientes.