No Digital é preciso ser rápido para aproveitar as oportunidades
Em 2015, a Suprema Corte dos Estados Unidos declarou inconstitucionais as leis estaduais que proibiam casamentos entre gays. Imediatamente após o anúncio da medida, o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tuitou: #LoveWins. Foi o que bastou para gerar um verdadeiro tsunami digital.
Alcance da publicação
A expressão usada por Obama apareceu, num período de 24 horas:
– 12 milhões de publicações na internet em todos os idiomas – 630 mil só em português.
Fonte: Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic).
Como aproveitar essa oportunidade?
Empresas conectadas às transformações digitais não perderam tempo e farejaram valiosas oportunidades para estreitar ainda mais a relação com seu público em meio ao caos – positivo – de manifestações online.
A grande maioria tingiu com as cores do arco-íris os seus logotipos. Aqui no Brasil, Saraiva, Outback, Gatorade e Netflix foram apenas algumas das inúmeras empresas que também pegaram carona na onda de amor que invadiu a Internet. Toda essa estratégia foi pensada de forma rápida, espontânea – e com segundas intenções, é claro.
“O raciocínio que é importante fazermos é o seguinte: as marcas podem em algum momento falar, criar as suas conversas a partir de tópicos que fazem sentido para elas, mas elas também têm que estar o tempo todo monitorando conversas que já estão acontecendo.
No caso do #lovewins foi exatamente isso. As marcas que estavam atentas às tendências, atentas aos diálogos que estavam acontecendo, foram capazes de participar dessa conversa.
E como é que uma marca participa das conversas que estão acontecendo?
Primeiro passo: ela precisa monitorar;
segundo passo: ela precisa entender se faz sentido entrar nessa conversa;
terceiro passo: ela precisa dialogar.
Esses fenômenos costumam ser muito ricos e são oportunidades bem bacanas para as marcas”, comenta Renato Mendes.
Revista ACIRP – Edição 165 Março/Abril 2017
http://www.acirpsjriopreto.com.br/entidade/revista-acirp/edicao-165