A Internet e o Marketing Sensorial
A internet mudou a maneira das pessoas se relacionarem, agirem e se comunicarem. A fusão do mundo físico com o mundo digital trouxe novas experiências para clientes e está transformando drasticamente as relações de consumo.
O poder de compra e as exigências dos consumidores estão cada vez maiores e a fidelidade às empresas cada vez menor. Diariamente, a população é impactada com milhares
de informações. “Aproveitar bem essa enxurrada de dados é como descobrir petróleo. Isso é enriquecedor, mas é preciso interpretar o que eles estão querendo dizer e entender como impactar o seu público positivamente com essas descobertas”, afirma o presidente da Acirp, Paulo Sader.
Com o surgimento desse novo perfil de consumo, as empresas estão entendendo que apenas oferecer um produto ou um serviço não está sendo suficiente para que seu negócio continue lucrativo e sustentável. E é aí que entra o chamado “marketing sensorial” ou “marketing de experiência”.
Hoje, não basta apenas achar que o cliente é especial. É preciso fazê-lo se sentir especial, gerar nele uma recordação emocionante, causar um impacto memorável.
Grandes empresas já estão investindo pesado nessa nova ferramenta e elaborando estratégias para gerar uma oportunidade de interação única e inesquecível com esse novo consumidor, fidelizando-o por meio do sentir, do experimentar, do tocar ou do cheirar.
Exemplo de Marketing Sensorial
Recentemente, a empresa “O Boticário” presenteou suas consumidoras com a nova loção da marca, Cuide-se Bem Nuvem, numa ação de marketing que incentivava clientes a compartilhar mensagens inspiradoras pela Internet com as amigas, em troca do produto.
É exatamente disso que trata o marketing de experiência: ativar os sentidos básicos do ser humano e vender pelo encantamento, pela recordação, pela emoção. Ao fazer isso, as empresas estão reinventando o próprio modelo do varejo em si. E, o principal: não é preciso muito investimento.
Revista ACIRP – Edição 165 Março/Abril 2017
http://www.acirpsjriopreto.com.br/entidade/revista-acirp/edicao-165