Geração de conteúdo para redes sociais em 2025 – Estratégias e formatos
O conteúdo nas redes sociais devem ser mais do que produzir posts sobre a empresa, datas comemorativas ou promoções. Segundo o artigo do Thiago la Torre, se o conteúdo para mídias sociais ainda significa produzir posts, sua marca não está aproveitando todo o potencial dessas plataformas.
Ele mostrou seis tipos de conteúdo: FGC, UGC, FUGC, IGC, SCRM e ALN, o qual iremos compartilhar aqui depois em detalhes.
Afinal, para que servem os conteúdos em redes sociais em 2025?
– Não é para ganhar seguidores.
As mídias sociais já são o principal canal de descoberta de produtos para 70% das pessoas¹. Ainda assim, apenas 1% a 7,5% dos clientes de uma marca a seguem². Além disso, só 30% do tempo de feed é gasto com páginas seguidas³. Ou seja, seguidores são praticamente uma métrica de vaidade.
– Não é para convencer a comprar.
Um estudo⁴ mostrou que conteúdos em mídias sociais não aumentam diretamente a intenção de compra. Ou seja, fazer pitch de vendas por lá não funciona. Por outro lado, eles aumentam o afeto pela marca⁴. E o afeto, esse sim, leva à consideração de compra.
As mídias sociais devem ser usadas para criar um senso de identidade e pertencimento com o consumidor.
Quais são os tipos de Conteúdo para Redes Sociais em 2025?
FGC – Firm-Generated-Content
Este é o conteúdo mais tradicional, onde as marcas criam conteúdos para suas próprias páginas. Apesar dos debates acadêmicos se ainda faz sentido ou não, a maioria dos estudos aponta que sim. Um estudo² comparou semanas com e sem postagens. Nos dias com postagens, os resultados foram positivos:
Gastos dos clientes: +18%
Compras cruzadas por cliente: +21%
Lucro por cliente: +23%
No entanto, vale destacar que, no estudo, os resultados com este tipo de conteúdo foram menores do que com anúncios em TV e Email.
UGC – User Generated Content
Também chamado de “EWOM” (Electronic Word of Mouth), o UGC envolve conteúdos gerados pelos usuários, como opiniões sobre o produto ou provas de consumo, como fotos.
Um estudo⁶ mostrou que as provas de consumo são quase 2x mais eficientes do que as opiniões.
Esse tipo de conteúdo pode aumentar o Brand Awareness para produtos com decisões de compra mais complexas, como smartphones. Porém, seu impacto é maior para produtos de consumo rápido⁴.
FGUC – Firm User Generated Content
O FGUC ocorre quando as marcas criam conteúdo pré-pronto para os usuários compartilharem. Isso pode incluir textos sugeridos ou campanhas preparadas pela marca.
Exemplo, campanha das pessoas nas caixas da Barbie. O uso de FGUC aumenta em 5x as chances de compartilhamento⁷.
IGC – Influencer Generated Content
Diferente dos conteúdos UGC e FGC, que não aumentam diretamente a intenção de compra³, o conteúdo gerado por influenciadores tem um impacto significativo. Ele pode aumentar a intenção de compra.
SCRM – Social Customer Relationship Management
O Social CRM⁹ envolve a interação das empresas com os clientes nas redes sociais, o que pode ser feito até por comentários. Um estudo¹⁰ mostrou que um dos maiores valores percebidos pelos clientes é a capacidade da marca de gerar interação. Portanto, esse tipo de atividade pode ser extremamente importante para fortalecer o relacionamento com o público.
ALN – Automated Lead Nurturing
O ALN envolve comunicações 1:1 automatizadas após o primeiro contato do cliente, como as réguas de CRM. Um estudo recente mostrou que ele pode aumentar a chance de conversão em até 23%¹¹.
Resumindo
Cada tipo de conteúdo nas mídias sociais tem um impacto único. Usar essas abordagens de forma integrada é fundamental para obter melhores resultados.
“É importante sempre manter as redes sociais atualizadas, e investir naquela que faz sentido para o negócio. Por exemplo, negócios bem nichados B2B, talvez faça mais sentido trabalhar no Linkedin. Tivemos bons resultados com clientes que investiram nessa rede social, esquecida por muitas pessoas” diz César Marcondes, diretor de marketing e tecnologia na Agência Otimize desde 2012.
Sobre a Agência Otimize
Pioneira em Otimização de Sites e Google Ads, a Agência Otimize hoje oferece soluções de marketing e tecnologia para pequenas e médias empresas. Com mais de 800 projetos entregues, e mais de 5 milhões de reais gerenciados, a empresa é destaque regional em São José do Rio Preto pela qualidade, entrega e comprometimento com os clientes.
Atualmente atendem os segmentos de Indústrias, Serviços, Varejo e Tecnologia como os clientes: Conte Industria, MAX GROUP, A Tudo D’ Água, Rotoplast e outros.
Agende reunião online, visita na sede própria da Otimize ou na sua empresa, através do WhatsApp (17) 99238-1926.
Fonte:
https://m15.beehiiv.com/p/social-content-ugc-fugc-fgc-igc-scrm-aln