EmpreendedorismoNetworkingOportunidades de Negócio

Empreendedorismo por Oportunidade cresce no Brasil, segundo recente estudo do GEM Brasil

O Global Entrepreneurship Monitor (GEM) define “empreender” como “qualquer tentativa de criação (assim como a criação efetiva) de um novo negócio, ter um negócio, formal ou informal, individualmente ou não, como autônomo ou como empresa; ou ainda expandir um empreendimento já existente”.

Com a entrada do termo no vocabulário político-eleitoral DE 2024, Nelson Hervey Costa, diretor-superintendente do Sebrae-SP, explica como as políticas públicas nessa esfera podem impulsionar o empreendedorismo. Costa observa que a compra pública é uma ferramenta poderosa de que as prefeituras dispõem para apoiar os empreendedores.

Uma das novidades para as eleições de 2024 tem sido o reforço à importância do fomento à criação de ecossistemas inovadores nas cidades.

Costa também diz que muitas startups podem oferecer soluções úteis para as gestões municipais, desde ferramentas para mapear áreas de recapeamento até a organização de filas no sistema de saúde.

 

Empreendedorismo por oportunidade cresce no Brasil

O empreendedorismo por oportunidade, aquele aberto quando a pessoa identifica uma chance de ganhar dinheiro no mercado, passou de 49,6% em 2020 para 61,4% no ano passado. Além disso, a curva de empreendimentos estabelecidos está em alta: em 2023, chegou a 11,9%, no terceiro ano consecutivo de expansão.

“Mostra que as pessoas estão olhando o cliente como uma oportunidade, e não apenas reagindo ao desemprego ou à baixa condição socioeconômica”, afirma Simara Grego, coordenadora do GEM Brasil.

“Se considerarmos o desenvolvimento econômico nacional, o empreendedorismo por necessidade não gera grandes impactos – garante no máximo a sobrevivência da própria família. O empreendedor por oportunidade tende a inovar e gerar mais empregos e renda para a comunidade.”

 

Perfil do empreendedor brasileiro

O perfil mais recente do empreendedor no Brasil foi traçado pela pesquisa GEM 2023, conduzida pela Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), em parceria com o Sebrae.

Homem preto ou pardo, de 35 a 44 anos, com ensino médio completo e renda mensal entre 3 e 6 salários mínimos. Este é o retrato mais presente, embora não hegemônico, entre os 42,2 milhões de empreendedores de negócios de todos os tamanhos.

 

Setores para empreender no Brasil

Os setores de preferência para empreender são alimentação e estética, higiene e perfumaria. “Esses negócios têm alta demanda e exigem pouca qualificação se comparados a outros segmentos. Empreendedores com baixa escolaridade e renda, que representam boa parte da população, buscam essas áreas. No grupo com ganhos de mais de 3,5 salários mínimos, identificamos empreendimentos mais sofisticados, como construção, comunicação, computação e jurídico”, analisa Greco.

 

Desafios para o empreendedor brasileiro

Segundo a pesquisa Pulso Pequenos Negócios 2024, do Sebrae, os desafios para o empreendedor no Brasil são:

  • Aumento dos custos (insumos, mercadorias, combustíveis, aluguel e energia)  a maior dificuldade para os empreendedores,
  • Falta de clientes, citada por 24%.
  • Dívidas com empréstimos, em terceiroº lugar, é um desafio para 10% dos respondentes.

“Hoje existem boas iniciativas de educação ou para financiar empreendedores, mas falta conhecimento da pessoa para entender a importância de aprender sobre capital de giro, por exemplo”, aponta Dariane Fraga, professora da FIA Business School. “Se o poder público oferecesse mentoria gratuita, de forma mais próxima aos empreendedores, ajudaria muitos negócios a não quebrar.”

 

Capacitação empresarial ajuda empreendedores em São José do Rio Preto

Dentro desse cenário de empreendedorismo e oportunidades, a rede de negócios hubpme, tem se destacado ao oferecer encontros presenciais para discussão e compartilhamento de experiências com empresários da cidade de São José do Rio Preto, SP. O grupo empresarial existe desde 2019, e no final de 2023 passou por profissionalização, visando a capacitação empresarial, networking e negócios.

“Existem instituições que ajudam os empresários ou quem deseja empreender, com palestras ou teorias, porém o mundo mudou e as pessoas precisam saber na prática o que funciona ou não. No hubpme reunimos empresários, para que possam aprender cada vez mais sobre gestão de negócios, assim como compartilhar suas experiências e práticas com os demais.”, aponta César Marcondes, líder local do hubpme.

Além das reuniões presenciais, o hubpme proporciona eventos, mantém um grupo de comunicação no WhatsApp e orienta a realização de encontros pessoais, para que os associados realizem mais negócios e parcerias.

A próxima reunião do hubpme será na sexta-feira, 04 de outubro de 2024, com o tema: “Oportunidades e Negócios para 2025” . A reunião será na NutrirMais. Para saber mais detalhes, acione no WhatsApp (17) 99238-1926https://bit.ly/Whatshubpme

Foto reunião hubpme sobre Sociedade em Agosto/2024
Foto reunião hubpme sobre Sociedade em Agosto/2024

 

Fonte: PEGN
https://revistapegn.globo.com/empreendedorismo/noticia/2024/09/fomento-a-novos-negocios-vira-tema-de-campanha-em-sp.ghtml

 

 

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