São José do Rio Preto é terceira melhor cidade para se viver no Brasil segundo pesquisa em 2020
Nas melhores cidades para morar do Brasil, o bom desempenho de vários indicadores socio-econômicos ajuda a tornar o município atraente para que vem mora ali ou vem de fora. Também no interior paulista, São José do Rio Preto tem avançado em indicadores relacionados à sustentabilidade e educação.
A cidade de 464 mil habitantes bateu a meta estabelecida pelo Ministério da Educação nas últimas seis edições do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), que mede o fluxo escolar e a média de desempenho dos alunos, em relação aos anos iniciais do ensino fundamental. O município alcançou a nota 6,7 em 2019 (acima da média nacional, de 5,9). A taxa de escolaridade para crianças entre seis e 14 anos ficou em 98%.
O abastecimento de água também melhorou: passou de 93,1% da população atendida em 2009 para 96% em 2019, assim como a coleta e tratamento de esgoto, que hoje abrange 93,5% dos moradores, diante de 89,4% há 11 anos.
Com 1.337 empregos criados em dezembro, a cidade registrou um saldo positivo de vagas pelo sexto mês consecutivo em 2020. A remuneração média é de 2,8 salários mínimos. “A atração de investimentos e empregos será cada vez mais pautada por bons indicadores de desenvolvimento”, diz Spitzeck. No final, uma coisa leva a outra: qualidade de vida que traz investimentos. E investimentos – públicos e privados – que geram qualidade de vida.
Fonte: EXAME