EmpreendedorismoEventosStartup

Mulheres empreendem mais que os homens no Brasil

Mulheres empreendem mais que os homens no Brasil

Pesquisa revela que número de mulheres empreendedoras com negócios em estágio inicial supera pela primeira vez o dos homens

São José do Rio Preto, 27 de agosto de 2018 – Bela, decidida e empreendedora. No Brasil, o contingente de mulheres que optaram em investir no próprio negócio chegou aos 24 milhões. Segundo levantamento feito pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), no ano passado, o número de novas empresárias com negócios em estágio inicial (de até três anos) atingiu 14,2 milhões, superando a marca dos homens, que ficou em 13,3 milhões.
Após atuar como bancária por mais de dez anos, Luzia Solange Regovich, de 37 anos, teve uma reviravolta em sua vida. Com o desligamento do antigo emprego, decidiu empreender em algo de que sempre gostou: unhas. Assim, no ano passado, ela deu início a Esmalteria da Sol. E com o rápido sucesso, a marca entrou para o mercado de franchising no primeiro semestre deste ano. “Ter meu próprio negócio era sonho antigo. Vi nessa mudança a oportunidade de investir em algo de que gosto e sou muito grata por tudo o que aconteceu”, comenta.
De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, um dos principais fatores que impulsionam o empreendedorismo feminino é a relativa flexibilidade de tempo que a atividade proporciona, o que permite às mulheres conciliar o trabalho com responsabilidades com filhos e a casa.
As pesquisas do Sebrae mostram que as mulheres empreendem mais por necessidade do que os homens. Entre as empreendedoras, 48% criaram o próprio negócio porque precisavam. Entre os homens, esse percentual é um pouco menor, 37%. Por trás dessa necessidade, está a crise econômica e o fato de que, atualmente, há um grande número de brasileiras que são responsáveis, sozinhas, pelo sustento da família.
No Brasil, atualmente, 36,4% da população adulta (de 18 a 64 anos) está envolvida atualmente com alguma atividade empreendedora, seja na criação ou no aperfeiçoamento de um novo negócio ou na manutenção de um negócio já estabelecido.
Em números absolutos, isso representa quase 50 milhões de brasileiros que já empreendem ou realizaram, em 2017, alguma ação visando à criação de um empreendimento em um futuro próximo. Ainda na comparação de 2017 com 2016, a taxa de empreendedores novos saltou de 14% para 16,3%.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou R$ 40,7 bilhões entre os meses de abril a junho de 2018. O montante representa um avanço de 8,4% frente ao registrado no mesmo período do ano passado.

Mulheres se organizam em coletivos para empreender

As mulheres vivem importante momento de empoderamento, que fortalece a figura feminina. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de famílias chefiadas por mulheres mais que dobrou em uma década e meia, saltando de 14,1 milhões, em 2001, para 28,9 milhões, em 2015 – um avanço de 105%.
Diante desse cenário e em busca de fomentar e promover o empreendedorismo feminino, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, acontece a segunda edição do Startup Weekend Woman, na UNORP. Serão 54 horas de imersão, onde aspirantes e empreendedores podem descobrir se suas ideias de startup são viáveis.
O evento conta com a participação de mentores, jurados, mídia, oradores e investidores. A diferença da edição “woman” é que 75% dos participantes são obrigatoriamente mulheres.
O Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores que têm como missão inspirar, educar e capacitar indivíduos, além de equipes e comunidades.
Para a diretora da UNORP, Ana Paula Casseb, que também é empresária e coach, o objetivo do evento é mostrar que as mulheres também podem dominar este cenário de inovação, que ainda tem predominância masculina. “A mulher é muito forte, mas muitas de nós ainda não descobriram seu potencial empreendedor.”
O evento já foi realizado em cerca de 100 países e mais de oito mil startups já foram criadas. Quem quiser participar do evento na UNORP pode garantir o convite pelo bit.ly/swrp-women.

Sobre a Esmalteria da Sol

Inaugurada em agosto de 2017, a Esmalteria da Sol é uma franquia inovadora que entrega a loja totalmente pronta ao franqueado. Questões como escolha do ponto comercial, obras, mobiliário e estoque para o primeiro mês de funcionamento é tudo resolvido pelo próprio franqueador. A marca possui duas unidades em Rio Preto e a expectativa de expansão para 2018 é a abertura de mais 30 unidades. A loja conta com setor de manicure com poltronas para clientes e carrinhos para manicures, sala de depilação, setor de escovaria com lavatório e poltronas para escova e corte. As clientes não precisam agendar horário para o atendimento. O investimento inicial na franquia é de R$ 90 mil, com estimativa de retorno em 16 meses.

Fonte: Comunic – Comunicação Estratégica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Chamar no Whats