Supermercado online é oportunidade a ser explorada no Brasil
Segundo o estudo Tetra Pak Index a compra de alimentos e bebidas em plataformas digitais – o chamado supermercado online – passará por forte crescimento nos próximos anos.
No mundo, o modelo de compra movimenta, atualmente, US$ 44,5 bilhões, com projeção de crescimento de 17,4% até 2022. No Brasil, as vendas pelo canal registram US$ 75 milhões, com participação de 0,2% quando relacionado aos demais canais de compra. Até 2022, a expectativa é que o canal online avance 6,5% no País.
No cenário apresentado, o Brasil é classificado como um país ainda resistente ao supermercado online. Localmente, a compra de alimentos e bebidas ainda está bastante concentrada nos canais tradicionais (pequenos empreendimentos independentes, adegas e mercearias), com participação de 37,3%, e nos canais modernos de comércio (supermercados, hipermercados e lojas de conveniência), com 51,8% de participação atualmente.
Oportunidades no Digital para Adegas, Mercearias e Mercados
Apesar do dado, isso não significa que o supermercado online não irá avançar no país ou que o brasileiro seja menos atraente para este modelo de negócio. Há uma tendência para uma atuação omnichannel, em que varejistas atuando em lojas físicas fortalecerão a sua presença no ambiente digital, ao mesmo tempo em que marcas com forte presença online expandirão operações para lojas físicas.
Nesse cenário, os consumidores poderão testar novas experiências e modelos de negócio. Por exemplo, uma possibilidade será a compra de produtos em plataformas online para posterior retirada em lojas físicas, podendo o consumidor escolher a loja mais próxima ou conveniente para ele naquele momento. O modelo possui grande potencial especialmente diante da geração millennium, habituada a intercalar interações em ambos os canais.
Fonte: Supermercado online avança globalmente
https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/37961/supermercado-online-avanca-globalmente.html