Faturamento de franquias crescem 8% em 2017
Em 2017 o setor de franquias cresceu 8% no faturamento em relação a 2016, faturando R$ 163 milhões, segundo balanço prévio da ABF – Associação Brasileira de Franchising, divulgado ontem, dia 11.
Em relação às marcas, a prévia aponta uma redução de 6% no número de franquias em comparação com 2016, com cerca de 2.900 redes atuantes no mercado brasileiro.
Essa queda não afeta a colocação do Brasil no ranking mundial, que se mantém como o 4º pais no mundo em números de redes de franquia, e o 6º em números de unidades de marcas. Atualmente a ABF possui cerca de 1100 redes associadas.
Para 2018 a ABF acredita na retomada da economia, e que o faturamento do setor de franquias aumentará ente 9 e 10%.
“A busca por eficiência, novos mercados e por atrair um consumidor receoso se traduziu em muita inovação. Novas estratégias de venda, de configuração de ponto comercial, aprimoramentos em produtos e parcerias das mais variadas. Neste movimento, os franqueados com mais de uma unidade tiveram o importante papel de assumir lojas em dificuldade, e as cidades do interior a função de manter viva a expansão”, completa o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior.