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WhatsApp com participação no PIB do Brasil

A consultoria Analysis Group em recente pesquisa notou que os brasileiros têm gastos anuais associados ao WhatsApp que giram entre US$ 12 bilhões até US$ 28,3 bilhões, e essa faixa de valor equivale entre 0,38% e 0,88% do PIB nacional em 2015.

A pesquisa foi aplicada em 750 usuários do aplicativo de mensagens, 300 nos grupos de consumidores e 450 nos grupos de pequenos e médios negócios, em quatro países diferentes.

De acordo com a consultoria responsável pela pesquisa: “Embora o WhatsApp tenha começado como um aplicativo para permitir que indivíduos se comunicassem com seus amigos e familiares, os resultados da nossa pesquisa sobre o uso do WhatsApp sugerem que ele é usado por outras razões, ajudando a impulsionar o crescimento econômico.”

O estudo mostrou que 1 em cada 3 entrevistados no Brasil utiliza o aplicativo para se comunicar com estabelecimentos comerciais e profissionais liberais, incluindo restaurantes, oficinas mecânicas, médicos, cabeleireiros, corretores de imóveis e advogados.

“O estímulo à atividade econômica com o WhatsApp se dá pela redução de custos, aumento da produtividade e melhora da qualidade do atendimento a clientes, entre outros fatores”, comentou o Analysis Group.

50% da população brasileira está no WhatsApp

O Brasil é o país que mais utiliza o WhatsApp entre os quatro pesquisados, com praticamente 50% da população utilizando o mensageiro. Os outros locais pesquisados ficam com o seguintes números: Espanha (47%), Alemanha (43%) e Índia (13%).

Vantagem de usar o WhatsApp para negócios

A principal vantagem de usar o WhatsApp para negócios é a economia do cliente com ligações telefônicas. Um fator importante não mencionado na pesquisa é que necessário realizar um bom atendimento para que o negócio seja concretizado.
“Acredito que o negócio que consegue implantar o atendimento via WhatsApp sai na frente da concorrência, principalmente loja virtual ou pequenos negócios. Nós temos orientado todos os nossos clientes para adoção do WhatsApp como atendimento nas campanhas de marketing digital que realizamos. Todavia aconselhamos que ele não deve ser o único meio de contato, mas como meio de contato secundário.” explica o especialista em Marketing Digital, César Marcondes da agência OTIMIZE.

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