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O que é ser um franqueado? por Flávio Augusto

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Infelizmente, muitos do mundo corporativo têm dificuldade em interagir com o franqueado, pois não conseguem compreender bem o seu papel. Por mais que digam compreender conceitualmente, na prática, escorregam demais e tornam-se inaptos em administrar esse recurso humano. Um franqueado não é um sócio, não é um funcionário e nem um executivo. Mas então, o que é um franqueado? A resposta é simples: um franqueado é um franqueado. E essa obviedade precisa ser compreendida em sua essência. Grandes grupos quando compram redes de franquias pecam na gestão porque erram no trato com o franqueado. Sem paciência, empurram decisões goela abaixo, cobram resultados como se estivessem falando com seus executivos e não respeitam a autonomia de quem investiu dinheiro no seu próprio negócio.

Eu trabalho com franqueados há dezoito anos. Um franqueado é alguém que sonhou em ter o seu próprio negócio, mas decidiu abrir uma franquia por considerar mas seguro, com uma marca bem sólida e com práticas testadas e aprovadas. Um franqueado pagou para ser liderado, para receber um pacote de experiências que deram e não deram certo. Tratá-lo como empregado é um erro mortal. Um franqueador deve ter um papel de líder, de professor, de mentor, de parceiro, de apoiador e, acima de tudo, de alguém que tem uma visão da melhor direção estratégica para o negócio. Ele tem essa visão privilegiada justamente porque tem experiência e autoridade no negócio e por enxergar em perspectiva por estar fora da operação.

Extraído do livro: Ponto de Inflexão – páginas 184 e 185.

Quer conhecer 3 franquias de sucesso home office em 2020? Visite nosso artigo

http://hubpme.com.br/3-microfranquias-para-atuar-home-office-com-inicio-imediato/

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Feriado na próxima segunda dia 25 de maio em todo estado de São Paulo

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A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou em sessão virtual extraordinária na madrugada desta sexta-feira (25) o projeto de lei proposto pelo governo que autoriza a antecipação do feriado de 9 de julho (Revolução Constitucionalista) em todo estado para a próxima segunda-feira (25), com o objetivo de aumentar o isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.

Na cidade de São Paulo, a Câmara Municipal já havia aprovado o projeto de lei que permitiu a antecipação dos feriados municipais de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) para esta quarta (20) e quinta-feira (21). Na sexta-feira (22), foi declarado ponto facultativo na cidade.

A antecipação dos feriados foi mais uma tentativa do governador João Doria (PSDB) e do prefeito Bruno Covas (PSDB) de aumentar o isolamento social antes de decretar medidas mais restritivas como o fechamento total, o chamado “lockdown”.

Embora o governo afirme e o protocolo para o lockdown já esteja pronto, ele ainda não foi decretado, e o que está em vigor no estado é a ampliação da quarentena obrigatória que determina abertura apenas de serviços considerados essenciais até 31 de maio.

Nesta quinta-feira (21), o estado de São Paulo chegou ao total de 5.558 mortes pelo novo coronavírus e 73.739 casos confirmados. Embora a capital ainda seja o epicentro da Covid-19, estudos apontam que a doença avança de forma acelerada para o interior e litoral.

Fonte: Alesp e G1

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12 dicas para vender mais em 2020

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Para quem busca sucesso em atendimento comercial é importante ter em mente que para alcançar o objetivo é preciso sempre reinventar os processos e abordagens.

Já que o perfil de seu consumidor também muda com frequência, quando se fala em vendas é fundamental estar atento as necessidades dos clientes e individualizar o relacionamento no pós-venda tanto quanto nas relações comerciais.

Confira as 12 dicas essenciais para garantir uma abordagem de sucesso:

1. Pergunte-se: como posso servir este cliente?
2. Preocupe-se com ele. Coloque-se no lugar dele e pense: E SE FOSSE EU?
3. Cuide da aparência sua e da loja
4. Nunca subestime o cliente
5. Chame o cliente pelo nome
6. Levante a necessidade através de perguntas abertas: pesquise, pesquise, pesquise!
7. Pare de falar e deixe o cliente falar
8. Procure uma conexão emocional
9. Use os canais de comunicação corretos: verbal, corporal e facial
10. Adapte a sua linguagem a cada cliente
11. Reflita a linguagem corporal
12. Conquiste um novo amigo!

O sucesso em vendas não vem fácil e de forma imediata. É preciso paciência e persistência: dedicação, confiança e muito treino.

Por Edson F F Gatto
http://www.tesarac.com.br/
Instagram: @edcatflowers

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Comércio no estado de São Paulo começará reabertura parcial em 1 de Junho segundo Dória

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O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (20) que a economia no estado começará a ser reaberta no dia 1° de junho. Segundo o governador, durante entrevista para a rádio Jovem Pan a medida será feita de forma escalonada e em fases.

“Haverá um momento, sim, a partir de 1º de junho em fases escalonadas, cuidadosas, zelosas, e isso feito com o setor privado para a flexibilização”, disse Doria.

O governo já vem mantendo contato com os setores de comércio e serviços para planejar a reabertura. Nesta terça-feira (19), três reuniões foram realizadas com representantes da Associação Comercial de São Paulo e shoppings centers.

O governador paulista alegou que apenas um quarto da economia ainda está fechada, mas que o governo segue conversando com os setores para tentar construir um meio de reabri-los.

Atualmente, no estado de SP, 74% da economia está aberta e 26% segue fechada, basicamente em comércio e serviços, segundo o governador. “Estamos dialogando com esses setores para construir etapas futuras”, afirmou Doria.

Segundo o governador do estado, a abertura será “heterogênea” porque será iniciada pelos locais que sofreram menos com a pandemia e, ao mesmo tempo, onde haja capacidade de atendimento médico. O governador ainda disse que a análise levará em conta as regiões “onde não tenhamos ainda epidemia, casos e óbitos para permitir ações localizadas”.

Fonte: Tribuna de Jundiaí e Pleno News

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Empreendedor, e agora quem poderá nos defender?

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Eu o Chapolim Colorado ou Super Mouse seu Amigo, vai salvá-la do perigo?

Muitos empreendedores, neste momento de crise, estão sentindo-se como os personagens do Chapolim Colorado e ou do Super Mouse: precisando de ajuda.

Mas pedir ajuda para quem?

No ramo empresarial tem alguns atores que podem ajudá-lo a passar por este momento de tempestade como o seu contador ou então novos atores como coachings, consultores e mentores.

Mas o que cada um faz? Quem pode neste momento, verdadeiramente, lhe ajudar?

Coaching
O coaching é um método que preza por elevar a performance de um indivíduo, ou empresa, aumentando resultados positivos usando processos, ferramentas e técnicas validades de forma cientifica. Isso é feito através de um profissional habilitado (o coach/treinador) em parceira com o seu cliente (o coachee/treinando)

Este profissional não dá conselhos, como um bom mentor, também não dá o caminho a ser seguido como o consultor, ele, estimula a seguir um caminho acordado. Não conduz, porém, apoia na construção de um caminho eficaz para o alcance de metas, objetivos, sonhos e resultados traçados em parceria.

Consultor
Já o consultor é um especialista em determinada área e conhece processos que, efetivos e por experiencia profissional sabe-se que darão resultados. Para tal o consultor usa de ferramentas diretas e objetivas e depois de um diagnóstico estabelece-se processos e um plano de ação específico para sua empresa e negócio. O consultor é assertivo pois trata de itens específicos no qual é especialista. É o profissional que ajuda o empreendedor no dia a dia da operação. Ele não faz pelo empreendedor, o trabalho é feito pela empresa (seja pelo empreendedor ou seu time), mas indica qual o caminho mais certo para resolver determinada situação.

Mentor
E o mentor? É um profissional com larga experiência em determinado segmento ou atividade que pode ajudar outros profissionais a passarem pelos desafios específicos daquele segmento. Por exemplo, se você abriu uma pequena empresa de varejo, mas nunca fez recrutamento e seleção de um gerente de vendas um mentor com experiência nesta área poderá ajudá-lo a passar por este desafio compartilhando experiências.

É um profissional que além de competências técnicas é dotado de competências comportamentais e experiência no assunto ou área em questão. Este profissional ajuda, guia, transmite, entrega, capacita e gera experiência ao profissional menos experiente (mentorado) que visa também conhecimento tácito e explícito.

Qual profissional escolher?
Qual deles pode ajudá-lo neste momento? Depende da sua necessidade e do seu desafio. Não adianta ficar desesperado. Agora é a hora de parar, fazer um Pit STOP, e analisar quais os incêndios maiores você quer e ou precisa apagar. E ai procurar ajuda com o seu super héroi mais adequado: Chapolim Colorado ou Super Mouse?

Se tiver dúvidas de qual caminho seguir conte comigo para isso. Eu não sou super herói, mas posso de ajudar a passar por esta tormenta.

Artigo escrito por Edson Gatto.

Sobre o programa de Mentoria Online: O pulo do Gatto sobre a Crise

Espero poder ajudá-lo a vencer os impactos da quarentena no seu negócio.

Prometo ajudá-lo a montar um plano de ação imediato, um plano de guerra, para essa batalha imediata.

Preparado?

Agora é hora de pensar nas melhores chances, oportunidades e saídas para recuperar o ano e minimizar perdas.

Vem comigo que te ajudo através da mentoria individual on line “O Pulo do Gatto sobre a crise”

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Aprenda a planejar e executar ações imediatas no seu plano de guerra em tempos de Coronavírus.

Vamos juntos vencer esta guerra!

Sobre o mentor Edson Gatto

Edson Gatto é Consultor Empresarial há 12 anos, sendo Especialista em Marketing e Vendas.

Formação em Publicidade/Propaganda e Jornalismo com especialização em gestão estratégica de marketing e negócios.

Há 20 anos atua no desenvolvimento de conteúdos para treinamentos e cursos na área de Vendas, Formação de Equipe, Gestão Empresarial e Desenvolvimento Humano.

Já treinou mais de 10 mil pessoas em cursos e palestras presenciais e on-line em todo o Brasil.

Você pode tirar suas dúvidas através do WhatsApp (17)98813-1392 ou pelo botão abaixo:

Gatto é criador e co-criador de vários programas, cursos e livros. Confira a listagem abaixo:
– Co-criador do Treinamento de Imersão Pessoal É Agora
– Embaixador da Pastoral do Empreendedor.
– Coautor do livro Cadernos de Marketing Volume 3 – Coletâneas do Jornal Loucos Por Marketing – 2011
– Colaborador do Livro Você Nasceu para Vender Muito de Helio Tatsuo Yostsui – Editora Gente – 2017
– Em 2018 foi colunista da Pass, revista de bordo da companhia Aérea Passaredo.
– Curador do Livro O Pulo do Gato em Vendas da Editora Unisv – Varejo – 2019
– Curador do Livro O Pulo do Gato em Vendas da Editora Unisv – B2B – 2020

Tem como missão, em seu trabalho, contribuir diretamente para a construção de uma sociedade melhor, justa e fraterna, com isto pretende alcançar sua plena realização profissional e satisfação pessoal.

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Stone anuncia redução de 20% na equipe com demissão de 1300 colaboradores

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A empresa de meios de pagamento Stone anunciou nesta terça-feira (12) a demissão de 20% de seu quadro de funcionários. O montante representa 1.300 pessoas, que serão informadas individualmente.

Os colaboradores ficaram sabendo que os cortes ocorreriam em videoconferência interna nesta manhã com o presidente Tiago Piau. Eles têm relação com a crise desencadeada pela pandemia da Covid-19.

“A decisão sobre quem deixará a companhia foi tomada com calma e com base nos pilares que ancoram a cultura da Stone: meritocracia, busca pela excelência e carinho pelas pessoas. Vamos preservar aqueles com melhor desempenho em cada área, consolidar estruturas e melhorar processos. Para quem está saindo, vamos oferecer todo o apoio e cuidado”, disse Piau em posicionamento enviado ao InfoMoney.

O executivo afirma que se orgulha da estratégia de manter todo o relacionamento com o cliente dentro do quadro de funcionários, mas que uma “reviravolta abrupta como essa” coloca essa decisão “em xeque”. Outras decisões prejudicadas, de acordo com ele, são ter “sempre mais gente do que o necessário para a companhia funcionar”, antecipar despesas e investir na formação das pessoas.

“Porém, em um contexto de grande queda das vendas do varejo, vivenciando o que claramente é a maior crise da história da economia recente, essas duas estratégias contribuíram para um descasamento entre investimentos e receitas em nossa companhia”, escreveu Piau.

O plano de saúde dos funcionários demitidos será mantido por quatro meses, o vale alimentação seguirá sendo depositado “pelos próximos meses”, de acordo com a carta, e a empresa oferecerá “apoio recolocação”, oferecendo computadores,c celulares e licenças de LinkedIn aos demitidos, e apoio financeiro proporcional ao período de casa. “É a maneira de agradecer àqueles que dedicaram tempo de suas vidas à construção da empresa”, diz o comunicado.

Listada em Nova York, a ação da Stone caiu 3,45% na segunda-feira e é negociada com queda de 0,41% no premarket desta manhã. A empresa reportará o balanço financeiro do primeiro trimestre em 26 de maio.

A Stone disse em nota querer que cada uma das pessoas e suas famílias estejam amparada e por isso vão oferecer um pacote que inclui:

– Apoio Saúde: manteremos o plano de saúde por quatro meses adicionais, garantindo que o bem-estar das pessoas e de suas famílias esteja resguardado durante a crise.
– Apoio Alimentação: faremos depósitos no vale alimentação e vale refeição pelos próximos meses.
– Apoio Recolocação: doaremos para a maior parte do time os computadores e celulares corporativos para que possam usar como ferramenta ao buscar uma recolocação e também ofereceremos licenças de LinkedIn Premium por dois meses para facilitar a busca das pessoas por oportunidades em outras empresas.
– Apoio Financeiro: será proporcional ao tempo em que estiveram conosco. É a maneira de agradecer àqueles que dedicaram tempo de suas vidas à construção da empresa.

Fonte: Infomoney

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Ecommerce no Brasil cresce na crise do Coronavírus e possibilita negócios B2B venderem online

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O isolamento social trouxe impactos significativos para o varejo e, para não perder lucro, muitas companhias aceleraram a transformação digital para passarem a vender pela internet. De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com a companhia, a alta reflete principalmente o aumento no número de pedidos realizados durante o mês. Ao todo, foram 24,5 milhões de compras online, aumento de 98% em relação a abril de 2019.

À medida que governos e organizações continuam trabalhando para conter o avanço da Covid-19, os efeitos econômicos também começam a ser sentidos. No Brasil, a participação total do comércio eletrônico nas empresas B2B aumentou 62%, segundo atualização da McKinsey, divulgado na semana passada.

Para atender essa demanda a Clic Biz , uma empresa especializada em automação comercial com sede em São José do Rio Preto e atendimento em todo estado de São Paulo, decidiu lançar a sua loja virtual para levar eficiência e economia para outras empresas durante esse profunda crise humanitária e financeira que estamos cruzando. A Clic Biz contou com a ajuda profissional da agência Otimize para lançar um ecommerce em menos de 1 mês, já com todas as funcionalidades necessária para vender online.

“Muitos empresários acham que a Automação Comercial só é para as médias e grandes empresas e ás vezes deixam de investir e conhecer ferramentas com bom custo benefício. A Automação Comercial é essencial para qualquer negócio, visto que eliminando processos manuais, é possível alcançar a eficiência do seu negócio.” explica Jocinaldo Gonçalves, sócio da Clic Biz.

Segundo o especialista em marketing digital César Marcondes, proprietário da Agência Otimize, o Coronavírus acelerou a transformação digital das empresas, inclusive os micro e pequenos negócios. “A transformação digital pode trazer muitas vantagens ao seu negócio, como por exemplo a entrega de dados assertivos para decisões estratégicas no negócio e também a captação e fidelização dos clientes.” diz o especialista.

Sobre a Clic Biz
Segmento: Tecnologia para Negócios – Automação Comercial
Telefone: (17) 3122-8900
Endereço: R. Emília Joaquina de Jesus Castro, 125 – Bairro Redentor em São José do Rio Preto / SP
Site: www.clicbiz.com.br
Loja Virtual: https://www.clicbizweb.com.br/

Sobre a Otimize
Segmento: Marketing Digital Estratégia – Agência de Marketing
Telefone: (17) 3305-7122
WhatsApp: (17) 99238-1926 ou via link http://bit.ly/WhatsMarcondes
Endereço: R. Maria Carolina Trevisan Fava, 2305 – Bairro Vivendas em São José do Rio Preto / SP
Site: www.agenciaotimize.com.br

Fonte de informação sobre os valores do ecommerce: ecommercebrasil

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Startup disponibiliza plataforma digital gratuita para apoiar oficinas mecânicas na gestão, marketing e pós-venda no Brasil

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A startup Rota das Oficinas, instalada no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto, está em operação desde 2016 com o propósito de ajudar motoristas a cuidarem de seus veículos de forma simples e segura, através da indicação de oficinas de confiança. Para isso, a startup apoia diversas oficinas em atividades como gestão, marketing e pós-venda, buscando sempre elevar o nível de atendimento e transparência nas oficinas parceiras.

Em tempos difíceis, como a situação atual de quarentena, “organizar a casa” e reinventar-se é vital para qualquer empresa do mercado. Visando apoiar oficinas de todo o Brasil, a Rota das Oficinas resolveu disponibilizar uma versão gratuita de sua plataforma para ajudar as oficinas a atravessar a crise causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Com o movimento bem abaixo do habitual, é uma grande oportunidade para empresários do ramo automotivo se aproximarem da tecnologia e atualizarem seus negócios para o mundo online. A plataforma disponibilizada pela startup, conta com um Sistema de Gerenciamento de Oficina Online, onde a oficina pode lançar ordens de serviço e cadastrar clientes, produtos, serviços, colaboradores e fornecedores.

Além disso, a oficina pode se cadastrar gratuitamente no portal Rota das Oficinas, divulgando todos os serviços prestados, contatos, endereço e outras informações relevantes do seu negócio. O portal é totalmente especializado no segmento de reparação automotiva e conta com avaliações de clientes reais das oficinas, aumentando a credibilidade online das oficinas que atendem com excelência. As avaliações dos clientes atendidos ajudam as oficinas parceiras a identificarem pontos de melhoria e assim a evoluírem constantemente.

Que tal aproveitar essa oportunidade para profissionalizar a gestão da sua oficina? É hora de sair do papel e usar a tecnologia a seu favor!

Acesse o link abaixo e cadastre-se: https://www.rotadasoficinas.com.br/sistema-gratis-de-gerenciamento-de-oficina

Caso você já utilize algum sistema de gestão na sua oficina e queira apenas se cadastrar no portal Rota das Oficinas, basta acessar o seguinte link: https://www.rotadasoficinas.com.br/cadastre-se-gratis-no-rota-das-oficinas

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Quarentena no estado de SP foi prorrogada até 31 de maio de 2020

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O governador João Doria (PSDB) prorrogou a quarentena em todo o estado de São Paulo até o dia 31 de maio. O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta-feira (8) em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital paulista.

“Teremos que prorrogar a quarentena até o dia 31 de maio. Queremos, sim, em breve juntos poder anunciar a retomada gradual da economia como, aliás, está previsto no Plano São Paulo. A experiência de outros países, e nós temos utilizado essas experiências aqui, mostra claramente o colapso da saúde e, quando isso acontece, paralisa tudo”, disse Doria.

Doria defendeu que a flexibilização das medidas restritivas, neste momento, prejudicaria não apenas o sistema de saúde, mas também a própria recuperação econômica do estado.

Com a decisão, permanecem autorizados a funcionar apenas serviços essenciais. A ampliação do isolamento se deve ao aumento do número de casos e mortes em razão do coronavírus.

Atualmente, são 3.416 óbitos no estado confirmados por exame laboratorial, um aumento de 7% em relação aos números de quinta-feira (7). O número de casos confirmados é de 41.830, valor 5% superior ao registrado na quinta.

O governo buscava entre 50% e 60% de adesão à quarentena para iniciar a flexibilização da medida, mas as autoridades de saúde apontam que a taxa ideal seria de 70%. O estado nunca chegou ao valor ideal, sendo as maiores taxas, de 59%, tendo sido registradas apenas em domingos.

Nas últimas 24 horas, dez novas cidades do estado registraram casos de coronavírus. A propagação cresce quatro vezes mais rapidamente nas cidades do interior e do litoral do que na Grande São Paulo, segundo dados do governo.

A administração estadual acredita que até o final de maio, todas as 645 cidades do estado terão casos confirmados da doença.

Fonte: G1

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Cuidado para não cometer o Crime de Violação aos Direitos Autorais na Internet

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As redes sociais e aplicativos de celulares se tornaram aliados no nosso dia a dia, seja pela rapidez do fluxo de informações, seja pela facilidade de contatos. Porém, a tecnologia não nos exime de prestar atenção às leis que regem os conteúdos compartilhados, já que a maioria deles é protegida pela legislação brasileira.

Importante ressaltar que a lei protege o compartilhamento de livros, imagens e aulas, sendo previsto como Crime de Violação de Direito Autoral. Muitas pessoas comercializam cópias físicas (xerox) ou virtuais (PDF) de materiais didáticos, ou ainda fazem os famosos “grupos de rateio” para dividir os custos dessas aquisições.

Popularmente, é a chamada pirataria, que corre solta no WhatsApp, nos grupos de e-mail e outras mídias eletrônicas.

Sendo assim, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) vem enquadrando esse tipo de prática no artigo 184 do Código Penal, principalmente no ato de compartilhar videoaulas. Por isso, tome bastante cuidado para não se tornar um infrator da lei. Compartilhar livros, imagens e aulas é crime de violação de direito autoral, e quem o faz está sujeito às punições do Código Penal.

DA PREVISÃO LEGAL

A propriedade intelectual

A Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98 confere proteção moral e patrimonial aos autores de obras intelectuais. Conforme disposição legal, são obras intelectuais:

ART. 7º SÃO OBRAS INTELECTUAIS PROTEGIDAS AS
CRIAÇÕES DO ESPÍRITO, EXPRESSAS POR QUALQUER
MEIO OU FIXADAS EM QUALQUER SUPORTE, TANGÍVEL
OU INTANGÍVEL, CONHECIDO OU QUE SE INVENTE NO
FUTURO, TAIS COMO:

I – OS TEXTOS DE OBRAS LITERÁRIAS, ARTÍSTICAS OU
CIENTÍFICAS;
[…]
VI – AS OBRAS AUDIOVISUAIS, SONORIZADAS OU NÃO,
INCLUSIVE AS CINEMATOGRÁFICAS;
[…]
XIII – AS COLETÂNEAS OU COMPILAÇÕES, ANTOLOGIAS,
ENCICLOPÉDIAS, DICIONÁRIOS, BASES DE DADOS E
OUTRAS OBRAS, QUE, POR SUA SELEÇÃO, ORGANIZAÇÃO
OU DISPOSIÇÃO DE SEU CONTEÚDO, CONSTITUAM UMA
CRIAÇÃO INTELECTUAL.

Perceba que os livros e aulas (documentadas em apostilas, áudios ou em vídeos) são obras intelectuais protegidas pela lei, que só podem ser utilizadas mediante prévia autorização do autor.

Da autorização do autor

O autor das obras tem o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor de sua criação. Por este motivo, tudo que for relacionada à obra de terceiros, depende de autorização prévia e expressa, conforme disposição do artigo 29 da Lei de Direitos Autorais:

ART. 29. DEPENDE DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA E
EXPRESSA DO AUTOR
A UTILIZAÇÃO DA OBRA, POR
QUAISQUER MODALIDADES, TAIS COMO:
I – A REPRODUÇÃO PARCIAL OU INTEGRAL;
[…]

VI – A DISTRIBUIÇÃO, QUANDO NÃO INTRÍNSECA AO
CONTRATO FIRMADO PELO AUTOR COM TERCEIROS
PARA USO OU EXPLORAÇÃO DA OBRA

Em outras palavras, a reprodução e a distribuição sem autorização prévia dos autores de obras intelectuais constituem violação de direitos autorais e, conforme disposição do Código Penal, é um ato que configura crime. Sendo assim, ao receber algum tipo de conteúdo indevido NÃO compartilhe e avise seu colega do possível crime.

Artigo escrito por Juliana Bellini, advogada com atuação principalmente no seguimento de Propriedade Intelectual – Registro e acompanhamento da Marca de empresas no INPI.

Revisado pela Redação HUB PME.

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