COMPARTILHAR
D'Olhos em Ação vai atender 200 pacientes do SUS
D'Olhos em Ação vai atender 200 pacientes do SUS

Referência nacional em oftalmologia, o D’Olhos Hospital Dia abre suas portas para beneficiar usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nesta sexta-feira, dia 23. Esta é a primeira edição do D’Olhos em Ação: em que 200 pacientes da rede municipal de saúde de Rio Preto serão atendidos pelo corpo clínico do hospital, um total de 16 oftalmologistas.

O projeto social tem como objetivo contribuir com a saúde pública, promovendo uma experiência ao usuário em um espaço moderno e inovador. “Sabemos que existe uma alta demanda em atendimentos oftalmológicos no SUS e contamos com uma estrutura e equipe que podem contribuir diretamente. A humanização está presente em todos os processos dentro do D’Olhos e não podemos deixa-la de lado quando o assunto é contribuir com o próximo”, destaca o doutor Carlos Figueiredo, fundador do D’Olhos.

Durante o D’Olhos em Ação, serão atendidos 200, sendo uma parte com diabetes do programa Doce é a Vida. Estes pacientes precisam de acompanhamento oftalmológico constante, já que a evolução da doença ocular diabética pode causa a perda total da visão. O agendamento e encaminhamento já foi feito pela Prefeitura.

De acordo com Ana Carolina Boldrin Cardoso Lazzaretti, do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle, a periodicidade do acompanhamento do paciente na rede pública dependa da classificação de risco do paciente, podendo variar de bimestral a anual.

A parceria entre o setor público e privado é avaliada de forma positiva pela Prefeitura. “O setor público sempre tem interesse em parcerias que possam agregar oferta de serviços de qualidade e com resolutividade aos usuários do SUS do município”, afirma Ana Carolina.

Para Figueiredo, o objetivo do D’Olhos em Ação é apresentar diagnósticos e soluções para os casos que forem atendidos. “Não queremos somente fazer a prescrição de óculos. Por isso vamos envolver todo o nosso corpo clínico e realizar os exames necessários para que o paciente sai do D’Olhos com um diagnóstico preciso de sua saúde ocular.”

Dinâmica

O D’Olhos em Ação acontecerá das 12h às 18h da sexta-feira, 23. Serão atendidos 30 pacientes por hora, já pré-agendados pela Secretaria Municipal de Saúde. O projeto social vai usar cinco dos sete andares do hospital. Dez oftalmologistas estarão à disposição para fazer o atendimento e realizar os exames iniciais.

Caso identificado alguma doença, o paciente já será encaminhado para um dos seis especialistas do D’Olhos. O corpo clínico do hospital é referência em atendimento de casos de catarata, íris, córnea, refrativa, lente de contato, glaucoma, estrabismo, oftalmopediatria, retina, vítreo, plástica ocular, vias lacrimais e órbitas.

Com o diagnóstico final, o paciente agendará o seu retorno à rede municipal de saúde com uma funcionária da Prefeitura, que estará no D’Olhos.

Diabetes x Visão

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 40 % das pessoas com diabetes sofrem de alteração oftalmológica. Os altos níveis de glicose no sangue podem levar ao surgimento de visão turva, catarata, glaucoma, retinopatia diabética e cegueira. Principalmente em adultos com idades entre 20 e 47 anos.  Sendo assim, controlar a diabetes, fazendo o tratamento recomendado, e frequentar o oftalmologista são se extrema importância para prevenir ou retardar a perda da visão.

Facebook Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here