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Disputa entre Boticário e franqueado fecha lojas

No final do ano passado o primeiro sinal: prateleiras vazias. Depois, uma a uma, as lojas do grupo O Boticário começaram a fechar as portas em João Pessoa (PB).
Das 17 lojas na capital paraibana só duas continuam abertas. Nesse contexto todo estão incluídos 200 desempregados que brigam na justiça para receber salários atrasados e direitos trabalhistas.

O problema teve início a partir de uma disputa entre a empresa e o franqueado responsável pelas lojas na capital paraibana há cerca de 30 anos, sendo que situações semelhantes já foram identificadas em outras regiões do país.

O caso foi denunciado ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e está sob análise.

De acordo com o grupo O Boticário, com mais 900 franqueados, problemas como esses são pontuais visto que a gestão administrativa e financeira das lojas é de responsabilidade exclusiva do franqueado, o que implica a responsabilidade pelo quadro de colaboradores das lojas que o franqueado opera.

Venda direta seria origem do problema

Os problemas tiveram origem com a implantação do modelo de venda direta em 2011.
Segundo o franqueado, o problema chave foi ser obrigado a aderir o modelo de venda direta e custear as despesas para implantar um centro de distribuição que foi respondido pelo Boticário que seus contratos são claros e que o custo de manutenção da central de serviços para atender as revendedoras é bem mais baixo do que o de uma loja, sendo a venda direta uma nova fonte de renda para o franqueado.

Outros problemas apontados pelo franqueado da PB vão desde a obrigatoriedade na compra de produtos para revendedores, que segundo ele precisava comprar os produtos pelo valor normal e repassá-los com no mínimo 15% de desconto, assumindo as perdas, a pedidos forçados de produtos, mesmo com estoque cheio na loja.
O franqueado afirma também que passou a ter que pagar os pedidos à vista sendo que antes era possível faze-lo de forma parcelada.

Em resposta o grupo afirma que os franqueados compram os produtos com o mesmo desconto aplicado para as lojas e que o ganho se dá, principalmente, pelo volume gerado.

Que trabalha por ciclos, logo não obriga a compra antecipada de produtos desde que a loja mantenham um estoque com volume adequado, para segurança e que os franqueados podem pagar os pedidos de forma parcelada se estivem com o seu financeiro em dia com a franqueadora.

O grupo o Boticário enfrenta problemas similares com franqueados em São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Fonte: Economia UOL – Disputa entre Boticário e franqueado fecha lojas e gera denúncia ao governo

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